alheira

Massa com alheira gratinada no forno: uma receita clorosa

Esta receita de massa com alheira é fácil e rápida de preparar, e sabe especialmente bem em noites mais frias quando o tempo para cozinhar é pouco, mas o apetite não. A receita leva molho bechamel, mas este pode ser cortado.

Ser gratinado significa que vai ainda ao forno com queijo por cima, para que este derreta e crie uma camada deliciosa em cima, semelhante à que vemos em pratos como a lasanha. Combinando a massa gratinada com o delicioso enchido português leva a um excelente resultado.

Nesta receita usamos esparguete, mas para fazer massa com alheira pode usar qualquer outro tipo de massa. Pode até fazer um exercício divertido com a sua família para ver quem escolhe a massa que vai ser usada na receita. O melhor será, no entanto, usar um tipo de massa que absorva bem o molho.

Receita de massa com alheira

Note que esta é uma receita base e que pode não só alterar o molho por outro – como por exemplo um de tomate – como pode fazer a sua massa com alheira sem qualquer molho.

Ingredientes necessários:

  • 2 alheiras
  • 500 g de esparguete
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 100g de queijo mozarela ralado
  • 50g de farinha
  • 50g de manteiga
  • 500 ml de leite
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Noz-moscada q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir os ingredientes necessários para preparar a massa com alheira. Pique a cebola e o alho.
  2. Coza o esparguete em água temperada com sal e um pouco de azeite. Quando estiver reserve em água fria.
  3. Retire a pele às alheiras e corte-as em pedaços. Coloque um fio de azeite numa frigideira antiaderente e deixe aquecer.
  4. Junte a cebola e o alho picados e deixe alourar. Enquanto o refogado cozinha ligue o forno a 180ºC.
  5. Quando a cebola tiver alourado junte as alheiras cortadas em pedaços ao refogado e vá mexendo de vez em quando até ficar douradinha.
  6. Num tacho derreta a manteiga. Quando estiver derretida junte a farinha e mexa muito bem até a mistura não ter grumos. Junte o leite aos poucos, em fio, mexendo sempre.
  7. Deixe a mistura engrossar e tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
  8. Misture o esparguete no molho bechamel que preparou, e misture bem para absorver o molho. Junte o preparado de alheira e coloque tudo num tabuleiro para ir ao forno.
  9. Polvilhe o queijo mozarela ralado por cima e leve ao forno pé-aquecido a 180 C para gratinar. Retire quando o queijo estiver derretido e dourado.

Note que esta receita de massa com alheira pode ser preparada com antecedência e guardada no frigorifico. Quando for altura de servir, basta colocar uns minutos no forno para ficar bem quente.

Para inovar com esta receita pode ainda usar queijo mozarela e cheddar numa mistura que dá um sabor mais rico ao gratinado, ou pode juntar mais ingredientes ao refogado que leva a alheira, como por exemplo cogumelos, bacon, ou espinafres.

Outras receitas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top