Dando asas à nossa criatividade, apresentamos de seguida uma deliciosa e imperdível receita de alheira com massa filo, para surpreender os seus amigos ou familiares da próxima vez que os convidar para ir jantar à sua casa.
Um dos segredos do sucesso da alheira na gastronomia portuguesa é a sua versatilidade. Ao contrário de outros enchidos, a alheira tem várias possibilidades de coinfecção, podendo ser utilizada como entrada ou prato principal, frita ou assada no forno ou ao almoço ou ao jantar. E fica sempre deliciosa.
Diz a tradição que a alheira foi criada pelos novos cristãos, que assim encontravam uma forma de continuarem sem comer carne de porco, como dizia a sua religião judia, ao mesmo tempo que convenciam os portugueses de que estavam devidamente convertidos. Lenda ou não, o que é certo é que esta pequena história confere também algum romantismo à alheira.
A alheira é assim um enchido feito a partir de carnes de aves, juntamente com pão, banha, colorau, azeite e alho. Bastante popular no norte do país, pode, no entanto, ser encontrada em todas as regiões de Portugal, servida das mais variadas maneiras.
Alheira com massa filo
Ingredientes necessários:
- 1 alheira
- 1 molho de grelos de nabo
- 2 dentes de alho
- 120 gramas de massa filo
- Manteiga líquida q.b.
- Azeite q.b.
- Cebola q.b.
- Sal q.b.
Método de preparação:
- Para preparar esta receita de alheira com massa filo por cozer numa panela com água e sal um molho de grelos de nabo até ficarem murchos e macios. Depois reserve.
- Pique a alheira com um garfo ao longo do seu comprimento para que esta não estoire quando for ao lume. Grelha-a numa chapa, de ambos os lados, até estes ficarem bem tostados e crocantes. Reserve também.
- Pique uma cebola e dois dentes de alho e refogue uma frigideira com um fio de azeite. Junte os grelos escorridos e salteie um pouco, de forma a absorverem o azeite. Tempere com sal a seu gosto e reserve até arrefecerem. Depois divida em 6 porções sensivelmente.
- Retire agora a pele à alheira com muito cuidado. Desfaça-a depois com um garfo e divida também em 6 porções sensivelmente.
- Pegue uma embalagem de massa filo e corte-a em retângulos iguais. Com a parte larga virada para mim cortei de cima a baixo, em 3 tiras iguais. Depois cortei as tiras ao meio. Fiquei com 18 folhas, o que dá para 6 trouxas.
- Pincele agora cada trouxe com manteiga líquida. Segure a folha tripla, pressione para aconchegar na cova da mão, coloque grelos e alheira e rode as pontas da massa pressionando para fechar. Pincele o exterior das pontas com um pouco mais de manteiga para agarrar melhor. Não precisa de atar.
- Num pires para ir ao forno, disponha as trouxas, sem tocarem umas nas outras, sobre uma folha de papel vegetal.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 a 20 minutos.
- Certifique-se que a massa fica bem tostada antes de as retirar. Tenha atenção para que não queime, já que a massa filo é muito fina e facilmente arde em demasia.
- Deixe arrefecer e está pronta a servir. Acompanhe com um bom vinho do Porto, bem fresquidão.
Bom apetite!
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.