As cadelinhas são um tipo de marisco também conhecido em muitas regiões como conquilhas. Devido ao seu sabor único e modo de confecção, fazê-las à bulhão pato é uma arte que tem que experimentar.
Esta receita leva alguns ingredientes muito básicos que provavelmente já te na dispensa, logo não precisa de comprar muito além das cadelinhas em si.
Caso as compre já depuradas pode saltar os primeiros passos que passam por tirar a areia às cadelinhas de modo a que fiquem no seu melhor estado possível e se comam sem incómodos.
Cadelinhas à bulhão pato
Experimente esta receita simples de cadelinhas e vai ver que com ingredientes simples se faz algo delicioso.
Ingredientes necessários:
- 1 kg de cadelinhas
- 50g de manteiga
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 limão
- 1 molho de salsa
- 1 copo de vinho branco
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
Modo de preparação
- Comece por colocar as cadelinhas em água fria com bastante sal, e vá mudando as águas para que estas vão ficando sem areia.
- Quando largarem a areia, descasque a cebola e os dentes de alho e corte-os em rodelas. Pique uma parte do molho de salsa.
- Leve uma frigideira ao lume brando e coloque a manteiga. Deixe derreter e junte a cebola e o alho.
- Quando a cebola alourar, junte as cadelinhas depois de lavadas e escorridas e passe por cima o vinho branco.
- Tempere com sal e pimenta e tape a frigideira, abanando de vez em quando apenas.
- Quando as cadelinhas estiverem abertas, regue tudo com sumo de limão e polvilhe com a salsa picada.
- Sirva de imediato acompanhado de pão alentejano.
Dicas para a melhor receita de cadelinhas
Esta receita é semelhante à de amêijoas à bulhão pato, sendo que substituímos as amêijoas por cadelinhas.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.
Esta substituição não implica diferenças muito grandes pois sendo tipos de marisco que vêm com areia, tem de remover a areia inicialmente de qualquer modo.
Para o fazer, basta colocar em água com bastante sal e ir trocando até ver que toda a areia foi saindo e já não tem nada. Com farinha o truque não resulta tão bem, apesar de muitas pessoas o defenderem.
Comprar cadelinhas o mais frescas possível também ajuda a ter um melhor resultado final, cheio de sabor. O resultado final vai depender tanto da qualidade do marisco, como da qualidade da salsa e limão usados. Quanto mais frescos, melhor.
Por norma, usar ingredientes frescos é sempre a principal escolha, especialmente quando se trata de marisco. O uso de sumo de limão nesta receita acaba por ser opcional.
Se quiser mais molho, invista em um pouco mais de vinho branco, ou para o adensar pode depois de remover as cadelinhas juntar também um pouco de mostarda e água para diluir o sabor.