alheira

Como cozer sapateira: tempo de cozedura e dicas para o melhor resultado

O consumo de marisco é muito comum em Portugal, sendo que saber como cozer este tipo de comida é bem diferente de cozer legumes. Em especial, saber como cozer sapateira pode levar a entradas e pratos principais deliciosos.

O uso de sal ao cozer marisco é bem generoso, enquanto que com outros alimentos como legumes o sal é apenas usado como um tempero a gosto e pode até ser adicionado posteriormente.

Este uso de sal para cozer sapateira e outro tipo de marisco significa que se falharmos no tempo de cozedura podemos não ter uma refeição deliciosa, mas um bocado de comida estragada e salgada.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

O truque está em saber as quantidades a usar e os tempos certos, ainda que estes dependam sempre do tamanho da sapateira.

Cozer sapateira sem dificuldades

A forma mais fácil e simples de cozer sapateira é a que mostramos na receita em baixo. Ainda que a quantidade de água possa parecer elevada, esta é recomendada para prevenir sabores demasiado fortes.

Ingredientes necessários:

  • 1 sapateira até 1kg
  • 5 litros de água
  • 60g de sal
  • 1 folha de louro

Modo de preparação

  1. Comece por reunir todos os ingredientes necessários. 
  2. Leve a água ao lume temperada com o sal e a folha de louro.
  3. Caso a sapateira esteja viva, coloque um pouco de vinagre na sua boca até ela não se mexer, e coloque-a em água fria e vá lentamente subindo o lume.
  4. Caso a sapateira esteja morta, deve apenas colocá-la na água quando a mesma estiver a ferver. 
  5. Deixe cozer durante cerca de 18 minutos, podendo este período ser maior ou menor de acordo com o tamanho da sapateira.
  6. Retire a sapateira do lume e arrefeça-a em gelo para parar a cozedura.

Por norma deve sempre evitar que a sapateira se mexa muito ao ir cozer, para evitar que perca as patas e entre água.

As sapateiras fêmea são preferíveis por terem maior recheio. São distinguidas dos machos por terem uma formação tipo estrela vermelha na sua barriga.

Sapateira cozida fica deliciosa em vários pratos e pode ser usada de diferentes formas. Esta é uma receita base para outras preparações, ainda que possa comer a sapateira apenas cozida.

Leia também: Como cozer farinheira sem rebentar

Cozer sapateira congelada

Para cozer sapateira congelada temos de juntar os dois métodos descritos acima, pois apesar de a sapateira estar morta, temos primeiro de nos ver livres do gelo antes de a cozinhar.

Assim, deve colocar a sapateira em água fria e ir deixando a água aquecer com a sapateira lá dentro, de modo a que a temperatura de ambos se mantenha igual. 

Ao cozer sapateira congelada pode começar a contar o tempo de cozedura assim que a água começar a ferver, sendo que o tempo varia de qualquer modo de acordo com o tamanho. Quanto maior for a sapateira, mais tempo tem de a cozer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top