alheira

Cantaril grelhado: como fazer e soltar mais sabor

Que os portugueses gostam de consumir peixe fresquinho, é parte da nossa gastronomia. O cantaril grelhado é mais uma receita que a complementa e de uma maneira bastante saborosa.

Não será por acaso que muitas das grandes festas portuguesas incluam peixe nos seus festejos. Estamos a falar do S. João ou Santo António que não dispensam a sardinha assada em todas as esquinas das cidades do Porto e Lisboa.

Nem podia ser de outra maneira, tendo Portugal a terceira maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia e a vigésima maior do mundo. Significa isto que temos acesso a uma grande extensão marítima e, sendo assim, acesso a peixe fresco, variado e com qualidade.

O cantaril (ou cantarilho, ou boca-negra) é uma das muitas espécies de peixe que podemos pescar nas nossas águas. Seja no continente, nos Açores ou na Madeira, este peixe existe em abundância nas nossas águas.

Receita de cantaril grelhado

Para os dias mais quentes, o cantaril grelhado, acompanhado por uma batata cozida e uma salada é aquele prato fresco e, no entanto, rico, de que necessita.

Ingredientes necessários

  • 2 cantaris médios
  • 10 dentes de alho
  • Malaguetas a gosto (a quantidade varia consoante a sua resistência ao picante)
  • Sal e azeite q.b.

Modo de preparação

  1. Escame, prepare o cantaril em filetes e lave-o. Procure usar sempre cantaril médio para grelhar, pois os maiores tornam-se mais difíceis de acertar o ponto.
  2. Tempere o peixe com sal e outros ingredientes que queira e reserve.
  3. Esmague os alhos, coloque as malaguetas cortadas aos bocadinhos e coloque azeite. Misture muito bem até formar uma pasta.
  4. Leve o preparado de alho e malaguetas ao lume para libertar os aromas.
  5. Com a ajuda de um pincel, coloque uma camada fininha do preparado de malaguetas sobre o peixe.
  6. O ideal seria grelhar o cantaril num grelhador a carvão para uma refeição mais aromática e saborosa, mas pode optar por grelhar num grelhador elétrico ou até numa chapa.
  7. Quando a grelha estiver bem quente, coloque o peixe a grelhar, caso contrário, o peixe irá agarrar e a pele não vai ficar intacta. Isto significa que o cantaril se pode ir partindo.
  8. Pincele o peixe com a pasta de malagueta e alho duas vezes de cada lado. Este processo vai dar sabor ao peixe e vai manter a sua humidade. Evite estar sempre a virar o peixe. Basta fazê-lo uma vez.
  9. Quando estiver bem grelhado, retire da grelha e delicie-se enquanto está quente.
  10. A pasta de azeite, alho e malagueta também funciona muito bem nas batatas cozidas, portanto, no caso de sobrar, não desperdice.
  11. Acompanhe com uma salada de alface ou uma salada algarvia

O cantaril grelhado é um prato fácil e rápido de confecionar. Os ingredientes necessários são de consumo diário e, tendo o peixe um preço acessível, o resultado final é também muito económico.

Uma vez que optamos por grelhar este peixe e cozer as batatas, é um prato muito saudável e muito rico em termos nutritivos. Juntando a salada fazemos deste um prato mais saudável, porque as verduras também são fundamentais para uma alimentação equilibrada.

Acompanhe o prato de peixe com um vinho branco fresquinho ou outra bebida ao seu gosto para o complementar.

Característica do Cantaril

Este peixe robusto e de cor avermelhada, chama-se Helicolenus dactylopterus(cientificamente falando) e pertence à família do peixe-escorpião. Possui no seu dorso espinhos característicos da sua espécie e a sua boca é escurecida (daí o nome boca-negra).

A sua carne é rija, branquinha e húmida e o seu sabor é delicado. Desta forma, pode ser confecionado das mais diversas formas, uma vez que é versátil e suave. Além de cantaril grelhado, pode fazê-lo no forno em receitas também tradicionais.

O seu preço é acessível e encontra-se facilmente, seja na secção dos frescos ou na secção dos produtos congelados. Talvez por isso, seja uma grande aposta dos portugueses para um consumo regular.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top