alheira
salada algarvia

Salada algarvia: receita e dicas para ficar perfeita

A salada algarvia demonstra bem a qualidade da gastronomia portuguesa e a sua versatilidade. A do Algarve consegue ter pratos ricos ideias para dias quentes de verão, que refrescam qualquer um mesmo sendo simples.

A salada algarvia demonstra isso mesmo, tendo ingredientes de fácil acesso e bastante económicos que, em conjunto, fazem este prato típico que acaba por ser o acompanhamento ideal para vários outros pratos, como por exemplo a corvina grelhada.

Este tipo de salada leva sempre o mesmo tipo de base, que passa alface à frente e foca-se em vez disso nos pimentos e nos pepinos, podendo ter muitos outros ingredientes frescos à mistura, tudo depende do cozinheiro.

Receita de salada algarvia

A salada algarvia, note-se, pode também ser moldada para ser uma refeição completa com o uso de frango assado pelo meio, por exemplo, junto de queijo e pão torrado aos pedaços. A receita que aqui partilhamos é a base.

Ingredientes necessários:

  • 1 tomate médio
  • 1 pepino
  • ½ pimento vermelho
  • 1 cebola pequena
  • ½ pimento verde
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • Azeite a gosto
  • Salsa a gosto
  • Flor de sal q.b.
  • Orégãos q.b.

Modo de preparação

  1. Comece por se certificar de que tem todos os legumes reunindo os ingredientes na bancada.
  2. Lave bem todos os legumes certificando-se de que retira as sementes tanto do tomate como do pepino para não criarem demasiada água.
  3. Corte a cebola, o tomate, os pimentos, e o pepino em pequenos cubos e junte-os todos numa taça grande.
  4. Tempere tudo com sal a gosto, azeite, e vinagre. Polvilho com orégãos e mexa bem.
  5. Decore tudo com um pouco de salsa picada, e guarde no frio para a manter bem fresca.

Dicas para uma salada algarvia perfeita

A salada algarvia, como viu, acaba por ser uma bem fácil de preparar e o acompanhamento ideal para pratos de peixe grelhados ou para uma deliciosa alheira assada no forno. Tem muito poucas calorias e é bastante saudável por ser maioritariamente com legumes.

Para enriquecer a sua salada e torna-la num prato principal aconselhamos a que junte massa cozida ou, se quiser, alface, bem como um pouco de carne magra como frango ou peru assado no forno. Com um pouco de molho de limão fica deliciosa. Para ter mais texture, junte croutons ou queijo esfarelado.

Pode juntar à sua salada também pão torrado com alho para a encher de sabor e misturar a delícia do alho com a magia da frescura da salada algarvia. Outros legumes que pode incluir são a cenoura ralada, o alho francês, a beterraba, e até batata cozida.

Além do azeite e vinagre para temperar a salada, pode ir mais longe com um delicioso molho de iogurte. Para o preparar precisa apenas de iogurte magro, limão, e mel. Misture o mel e o sumo do limão no iogurte e adapte para ser mais doce ou azedo, como preferir.

Note que se usa a flor de sal nesta receita por ser menos forte do que o sal mais tradicional, evitando assim salgar a sua salada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top