alheira
corvina grelhada

Corvina grelhada: como fazer esta deliciosa receita sem complicações

A corvina é um peixe de carne dure bastante conhecido e apreciado na gastronomia portuguesa. Fazer corvina grelhada permite aproveitar esta carne mais dura, mantendo o delicioso sabor a mar que vem com o peixe.

A preparação da corvina para grelhar passa apenas por um tempero simples, sendo que quando compramos peixe fresco de boa qualidade – tal como com a carne – não vamos querer estar a alterar muito o sabor original.

Grelhar peixe como a corvina acaba por ser um pouco difícil quando não se tem os elementos certos, e como tal muitas vezes opta-se por assar ou cozer o peixe. Grelhada, tal como a dourada ou o robalo, fica deliciosa quando bem preparado. Aqui vamos ver como o fazer.

Como fazer corvina grelhada

Para fazer corvina grelhada com boa qualidade é importante ter um lume forte. O peixe pode ser grelhado tanto na frigideira como na chapa: a preparação do mesmo é igual, sendo a grande condição para o fazer o lume forte.

Ingredientes necessários:

  • 1 Corvina
  • 1 Limão
  • 20g Coentros
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de preparação:

  1. Comece por preparar a corvina, certificando-se de que está bem limpa e sem escamas. Passe a parte de trás da faca pela pele para remover qualquer escama que ainda tenha.
  2. Faça alguns cortes oblíquos ao longo do peixe para deixar entrar o calor e cozinhá-lo de forma mais uniforme.
  3. Tempere a corvina com sal por fora, no interior, e ao longo dos cortes que fez na corvina. Esfregue bem o sal no peixe para espalhar bem.
  4. Aqueça a chapa, grelha, ou frigideira em lume forte. Quando estiver bem quente coloque um fio de azeite para não deixar o peixe colar.
  5. Coloque a corvina a grelhar e aguarde alguns minutos até estar bem cozinhada de um lado.
  6. Vire a corvina e deixe cozinhar do outro lado.
  7. Tempere com coentros e sumo de limão ao servir.

Note que, alternativamente, pode também optar por fazer corvina grelhada abrindo primeiro o peixe, cortando em filetes, ou até em postas.

Dicas para a sua corvina grelhada ter mais sabor

Apesar de ser um processo simples, fazer corvina grelhada precisa de alguns truques para impedir que a humidade do peixe escape e para ter o máximo de sabor possível.

Temperar o peixe com limão, laranja, ou outros cítricos fortes antes de o levar a grelhar afeta o seu sabor e pode fazer com que o ponto de cozedura seja perdido por estar ligeiramente cozinhada com o tempero. O uso de pimenta pode também estragar o sabor.

Certifique-se de que coloca o peixe a grelhar apenas quando o lume já está bem alto para impedir que escape muita humidade do seu interior. Algumas pessoas preferem não remover as escamas do peixe antes de o cozinhar, pois estas ajudam a conservar humidade.

Pode juntar o sumo de limão e os coentros para fazer um molho com um pouco de azeite para acompanhar a sua corvina grelhada. Fica um molho saudável que combina bem com o peixe e acompanhamentos como legumes, batata cozida, e até arroz branco.

Outras receitas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top