alheira

Chouriça moura de Vila Real: um enchido tradicional

Apesar de existirem alguns principais enchidos portugueses que todos conhecemos, existem variações dos mesmos quase infinitas. Um enchido tradicional é a chouriça moura de Vila Real, sobre a qual pouco se conhece além da receita.

Segundo um site do governo dedicado a produtos tradicionais, poucas referências escritas à origem da chouriça moura existem, sendo que se sabe apenas que a gastronomia transmontana está marcada por um forte cariz feminino e que os microclimas e a região em si ajudaram
à criação do enchido.

A chouriça moura +e também conhecida como moira, moura, ou calda quente, e é caracteristicamente um chouriço de sangue – uma morcela – feita também com pão e carne. A sua textura é mole e tem tanto um cheiro como um sabor característico.

Como fazer chouriça moura

Para fazer este enchido vai precisar de alguns ingredientes, nomeadamente pão, carnes, vinha de alho, caldo de cozer as carnes, e sangue. Para temperos usa-se sal, colorau, pimenta, e a vinha de alhos mencionada acima.

As carnes incluídas neste enchido passam por carnes de vaca, aves e porco variadas – por norma usam-se as que não foram consumidas até então – e depois de cozidas e devidamente temperadas são usadas para encher tripa de porco.

Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.

A receita tradicional de chouriça moura passa por temperar as carnes cortadas em pedaços pequenos em vinha de alho durante 5 a 6 dias e cozê-las, e por cortar pão em fatias e amolecê-lo no caldo em que as carnes são cozidas.

Ao pão amolecido com o caldo junta-se a carne já cozida e desfiada, a vinha de alhos, o sangue batido e temperado com vinho e sal, o colorau, e a pimenta. Depois de tudo muito bem misturado até se fazer uma pasta, são enchidas as tripas. O produto final tem um formato de ferradura e é submetido a fumagem durante alguns dias.

Chouriça moura é mais consumida no Inverno

Como grande parte dos enchidos, a chouriça moura de Vila Real acaba por ser mais consumida no Inverno do que noutras alturas do ano, em parte também por ser mais saborosa do que a maior parte das carnes e ser mais comida de conforto.

Por norma, a chouriça moura é cozida, mas também pode ser frita ou assada. Não se costuma usar como a estrela do prato, mas sim como um pequeno acompanhamento a pratos tradicionais como o arroz de Moura e o cozido à Portuguesa.

O enchido é ainda relativamente típico no Carnaval e em Vila Real ainda é muito produzido. Diz o site do governo dedicado a produtos tradicionais que em entrevistas feitas em 1977, todos os produtores artesanais inquiridos fabricavam chouriça moura.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

back to top