As castanhas congeladas facilitam muito na hora de preparar refeições com este ingrediente. Qualquer receita que leve castanhas pode ser feita com as castanhas congeladas, excetuando as tão tradicionais castanhas assadas.
Quando for usar as castanhas congeladas deve ter em atenção um pormenor: o processo de congelamento parte algumas fibras da castanha e isso faz com que o tempo de cozimento seja menor.
O sabor não fica alterado, no entanto esteja atenta para que as castanhas não se desfaçam. Usar castanhas congeladas é muito mais prático, pois já tem o trabalho de as arranjar e está livre de encontrar castanhas “recheadas”, como tradicionalmente se diz. Além disso, as castanhas congeladas já estão escolhidas e não há surpresas.
Todas as receitas abaixo podem ser feitas com castanhas congeladas tendo em conta o que já mencionamos. Basta descongelar as castanhas ou cozê-las congeladas.
Lombo de porco com castanhas
A simplicidade desta receita é o que faz dela uma excelente escolha. Apenas com o lombo temperado e as castanhas faz uma refeição bem gostosa e bem tradicional.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.
Se preferir, opte por adquirir o lombo no seu talho de preferência e deixe-o numa marinada de véspera.
Uma alternativa às batatas fritas é uma boa ideia, pois as castanhas já são ricas em hidratos de carbono. A nossa sugestão é que sirva com uma salada tradicional de alface e tomate.
Pá de porco com castanhas
Esta receita é uma das poucas receitas de castanhas em que a carne está aos cubos. Pode comprar a pá de porco inteira, no entanto, caso precise se despachar, compre rojões, pois já fica com a carne cortada.
Tempere a carne com o famoso tempero vinha d’alhos.
Um truque que faz a diferença quando faz a carne assim, é fritar ou saltear um pouco de cada vez, para que a carne não cozinhe.
Coloque a carne sempre que a frigideira estiver bem quente. Se necessário, aguarde até a gordura voltar a aquecer antes de adicionar a carne.
Existem duas formas de terminar este prato: acaba de cozinhar tudo na frigideira e coloca na mesa ou depois de pronto leve ao forno para tostar ligeiramente.
Uma dica em relação a esta receita: pode confecionar no dia anterior e guardar no frigorífico. Na hora de servir é só colocar num tabuleiro e levar ao forno para aquecer e tostar ligeiramente.
Novilho na caçarola com castanhas e cogumelos
Embora o mais tradicional é que as receitas com castanhas sejam com carne de porco, esta receita é simplesmente maravilhosa e permite uma aventura gastronómica diferente.
Além das castanhas, o toque dos cogumelos, muito típico em várias zonas do país, faz esta receita especial.
A base é um refogado bem apurado e aqui pode ser feito à sua maneira.
Escolha uma carne de cozer com um pouco de gordura, para que o prato fique mais saboroso. A carne de novilho sem gordura costuma ficar seca.
Castanhas Estufadas com Chouriça
Esta receita com castanhas congeladas é uma verdadeira explosão de sabores: a mistura da chouriça, das cenouras e das azeitonas envoltas nas castanhas e com a envolvência dos temperos, permite uma envolvência única e indescritível.
É um prato quente e reconfortante, excelente para servir em tempo frio.
Acompanhe com um copo de um bom vinho tinto, encorpado, que vai fazer sobressair todo o sabor a receita.
Frango Frito com Castanhas
O pormenor que esta receita nos trás é que as castanhas, em vez de serem cozidas como a maior parte das receitas, são fritas.
Experimente seguir a receita como está no vídeo, com o frango e as castanhas fritas. Depois de testar, pode usar o mesmo processo de preparação das castanhas para outras receitas.
Mesmo seguindo a receita do vídeo, faça as alterações que achar convenientes para tornar esta receita mais ao seu estilo.
Uma dica nossa é a substituição da margarina pela manteiga. Como a manteiga é uma gordura mais antiga e tradicional, o resultado final será diferente.
Peito de frango no forno com castanhas e batatas
Esta sugestão de receita de peito de frango merece destaque pelo tipo de marinada do frango. Se deixar o peito de frango mais tempo na marinada, ele não fica seco.
No vídeo, as castanhas usadas são de aproveitamento de umas que já estavam assadas, no entanto, se gosta desta sugestão, use as castanhas congeladas. A única diferença é que deve colocar ao mesmo tempo que a batata no tabuleiro, para ir ao forno.
Perninhas de frango no forno com castanhas e batata doce
Neste caso, as castanhas foram pré-cozinhadas. Então, ao comprar castanhas congeladas para esta receita, pode cozinhá-las primeiro e depois usar, ou então introduzir no tabuleiro, antes de levar ao forno, para cozinhar ao mesmo tempo que todos os outros ingredientes.
Tenha em atenção que os ingredientes devem ser todos cortados mais ou menos do tamanho das castanhas, para que demore o mesmo tempo a assar.
Um outro pormenor a ter em conta nesta receita é a proveniência do frango. Se for frango de aviário, coze rápido. Se utilizar frango do campo, ele demora mais a ficar pronto. Pode deixar mais tempo no forno ou então cortar em pedaços mais pequenos.
Perna de perú no forno com castanhas assadas
Uma outra carne que combina muito bem com as castanhas é a carne de peru. A perna de peru, por ser uma carne mais musculada, é o ideal para esta receita. Em alternativa, use as asas de peru que também ficam deliciosas.
Embora as castanhas sejam apenas colocadas no final, tenha em conta que ao usar castanhas congeladas deve-se colocar a meio do processo de cozimento. Quando vira a perna de peru para alourar em todos os lados, adicione as castanhas.
Caldo de castanhas à moda antiga
Embora tradicionalmente este prato seja confecionado com castanhas piladas, cada vez mais é comum utilizar as castanhas congeladas em substituição.
É um prato quente, típico para dias frios e como é denso, passa por uma refeição. É necessário prestar atenção ao tempo de cozimento das castanhas. As castanhas congeladas tendem a ficar no ponto certo de cozedura mais rapidamente que as castanhas frescas ou que as castanhas piladas.
Rojões de Porco, com castanhas e cogumelos
Aromático e bem apetitoso, este prato requer tempo para que tudo cozinhe no ponto certo e os sabores se envolvam de tal forma que se sinta todo o prazer a cada garfada.
Para fazer esta receita com castanhas congeladas, deixe-as descongelar à temperatura ambiente. Uma vez descongeladas, salteie ligeiramente numa frigideira com azeite ou banha de porco e reserve até ao momento de adicionar aos rojões.
Mais uma vez, tenha em conta que a castanha congelada demora sempre menos tempo a cozinhar. Preste atenção para não se desfazer.
Frango Guisado com Castanhas e Cogumelos
Mais uma receita de castanhas e frango. A versatilidade destes dois ingredientes permite obter pratos bem diferentes variando apenas a forma de confeção e os temperos.
Neste caso, em vez do vinho, ingrediente comum a quase todas as sugestões anteriores, temos a cerveja. Tenha em conta, na preparação desta receita, o pormenor de primeiro fritar o frango para ficar dourado.
Além de ficar mais saboroso, este passo de selar a carne permite que ela fique suculenta por dentro, pois a camada exterior que se forma impede a perda de líquidos do frango.
Para isso, garanta que o frango fique dourado por todos os lados.
Bolo de chocolate com castanhas
Para finalizar qualquer refeição, todos gostam de uma sobremesa. A nossa sugestão para usar castanhas congeladas é de um bolo de chocolate e castanhas.
Embora a receita fale em sobras de castanhas, o que pode acontecer depois de ter feito alguma das receitas anteriores, pode também usar um punhado de castanhas congeladas.
Coza as castanhas ligeiramente. Uma vez que o bolo vai ao forno, elas podem ficar mal cozidas para que as parta sem se desfazerem. O segredo deste bolo é encontrar pequenos pedaços de castanha enquanto vai saboreando cada dentada.