alheira

Frango estaladiço no forno: como fazer e combinações deliciosas

Fazer frango estaladiço no forno não é, à partida, fácil. Quem lhe apanho o jeito consegue, no entanto, fazer com que a pele do frango fique consistentemente estaladiça sempre que vai ao forno, pois há truques a usar para ajudar.

Quando assamos o frango em casa no forno há sempre alguns problemas com que lidamos: ou fica cru no interior, ou as formas que usamos para impedir que fique cru – como o baixar a temperatura do forno – fazem com que a pele não fique estaladiça.

Resolver este problema é mais uma questão de técnica do que de outra coisa, além de que quando a pele está estaladiça conseguimos algumas combinações de comer e chorar por mais.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

Frango estaladiço no forno

Esta receita é a mais simples possível para fazer frango estaladiço no forno em casa. Pode sempre fazer as alterações que quiser, mas mantendo algumas dicas para a pele ficar estaladiça.

Ingredientes necessários
  

  • 1 frango
  • 1 limão
  • q.b. alho em pó
  • q.b. tomilho
  • q.b. manteiga
  • q.b. sal
  • q.b. pimenta

Modo de preparação
 

  • Comece por reunir todos os ingredientes necessários para fazer o seu frango assado no forno.
  • Parta o frango aos pedaços e coloque-o no frigorífico por algumas horas sem o tapar para que a pele fique mais seca.
  • Tempere a carne com sal, alho em pó, pimenta, e tomilho agosto. Pincele-a com manteiga derretida caso queira ter um pouco mais de sabor. Não pincele a pele do frango.
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de ir ao forno com grelha, colocando o frango com a pele para cima ao longo do tabuleiro. Se a pele estiver húmida limpe-a com papel de cozinha.
  • Quando o forno já estiver a 180ºC coloque o frango lá dentro e deixe assar até ficar todo cozinhado. Em seguida, suba a temperatura para 220ºC com a grelha do forno de cima ligada para tostar a pele.
  • Sirva acompanhado de arroz e batata frita.

Dicas para o seu frango estaladiço no forno

Como viu acima há alguns passos importantes a seguir para garantir que consegue fazer frango estaladiço no forno sem falhar uma única vez: o grande truque é garantir que a pele está o mais seca possível, sem deixar a carne secar demasiado.

Poderá precisar de alguma prática para aperfeiçoar a sua técnica, mas quando conseguir fazê-lo bem pode até temperar a carne com outros ingredientes como maionese ou queijo, mantendo sempre a pele seca para ficar estaladiça.

O tempero que usa para o seu frango vai depender do sabor final que quiser, mas evite sempre acrescentar humidade à pele, pois antes de esta ficar estaladiça vai ter toda de se evaporar ou integrar na carne. Até lá, o calor do forno pode já ter cozinhado demasiado o frango ao ponto de este perder o sabor.

Manter a pele do frango virada para cima ao assar ajuda a que esta fique estaladiça mais rapidamente quando aumentamos a temperatura mesmo para o propósito.

Frango estaladiço com pão ralado

Há ainda mais um truque a considerar se quiser garantir que faz frango estaladiço no forno sem falhar. Para tal, basta usar pão ralado para cobrir a pele, o que vai garantir que fique estaladiço desde que não humedeça o pão ralado.

Esta opção pode fazer com que o frango fique um pouco mais seco no interior e que o seu sabor se assemelhe mais ao de frango frito em óleo, visto que ambos são cobertos em pão ralado. É, no entanto, uma opção mais saudável para conseguir frango estaladiço no forno.

Pode melhorar ainda o tempero ao misturar sal, pimenta, alho em pó, e outras especiarias no pão ralado antes de cobrir o frango com o mesmo.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




back to top