alheira

Lulas estufadas: receita e acompanhamentos a experimentar

As lulas são um produto do mar, de sabor quase neutro, mas que permite muita versatilidade na cozinha. Uma das mais saborosas receitas a usar este ingrediente são as lulas estufadas.

A forma mais prática de comprar este molusco é congelada. No entanto, em alguns mercados é possível encontrá-lo fresco. As lulas podem apresentar-se de várias formas: a maior parte das vezes já vêm limpas e prontas a serem usadas diretamente.

Pode, ainda, comprar lulas já cortadas ou até pré-preparadas, sob a forma de argolas panadas ou mesmo lulas recheadas. Para fazer lulas estufadas é importante que elas estejam limpas e descongeladas. Se não encontrar, opte pelas congeladas e deixe descongelar.

Faça a limpeza antes de usar as lulas. Sempre que optar por lulas congeladas, siga as instruções de descongelação que tem na embalagem. A forma mais comum é deixar algumas horas no frigorífico antes de usar.

Tendo em conta que as lulas encolhem muito no processo de cozimento, é sempre uma boa ideia comprar uma dose extra para garantir que todos ficam satisfeitos.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

Uma dica interessante e que pode usar, para testar ou porque parece que encolheram mais do que esperava: junte um chouriço de carne 7 minutos antes de ter o prato finalizado. Corte-o em cubos, adicione à panela e envolva bem.

O chouriço vai ajudar a que tenha comida para todos e o contraste de sabores é muito agradável.

O que é o método estufar?

Este processo culinário é um dos muito usados na cozinha, principalmente em receitas mediterrânicas. Permite cozinhar alimentos que são mais duros e de dimensões maiores.

Um dos passos principais deste processo é a selagem do ingrediente principal, a fim de que ele retenha mais a água e fique suculento.

Para este passo, é essencial usar uma boa gordura.

Todos os outros ingredientes serão colocados depois e dependem de cada receita. Uma das principais características de um estufado é a presença de pouco líquido, apesar de ser cozinhado durante muito tempo.

Lulas estufadas

Lulas estufadas de forma simples e sem grandes extras no que toca a ingredientes.

Ingredientes necessários
  

  • 1 cebola
  • 1 copo vinho branco
  • 1 noz manteiga
  • 1 folha de louro
  • 400 g lulas
  • 3 dentes de alho
  • 1 lata tomate triturado
  • a gosto azeite
  • a gosto salsa
  • a gosto sal

Modo de preparação
 

  • Comece por reunir todos os ingredientes que vai usar a fazer lulas estufadas.
  • Pique a cebola e os dentes de alho. Limpe bem as lulas depois de as descongelar.
  • Num tacho coloque um fio de azeite e a manteiga e deixe aquecer. De seguida coloque a cebola, a folha de louro, e o alho e deixe refogar um pouco.
  • Depois de alourar a cebola junte o tomate triturado e mexa bem. Junte o vinho branco e triture tudo.
  • Deixe levantar fervura e junte as lulas.
  • Retifique os temperos e sirva com um pouco de salsa picada por cima.
Keyword estufado, estufados, lulas

Outras receitas com lulas estufadas

Receita de lulas estufadas com batatas

Neste vídeo é possível ver o passo a passo de uma receita de lulas estufadas com batatas. Em primeiro lugar é apresentada a forma como se limpam as lulas.

É uma receita simples e saborosa e que leva o acompanhamento, batatas aos cubos, misturado.

Assim, podemos ver que tanto é possível estufar as lulas de forma simples e preparar, à parte, um acompanhamento, como podemos optar por colocar o acompanhamento a cozinhar junto com a lulas.

Lulas estufadas com tomate

Provavelmente, a receita mais tradicional e mais comum que se conhece de lulas estufadas é a que leva tomate. Aqui fica uma sugestão simples e bem saborosa. Tenha em atenção que as lulas são fritas antes de colocar o tomate. Este passo faz toda a diferença no resultado final.

Alguns acompanhamentos que combinam com lulas estufadas

Lulas estufadas podem ser servidas com uma grande variedade de acompanhamentos. Tudo depende do seu gosto, da forma mais gourmet ou mais caseira de apresentar o prato e das suas escolhas alimentares.

Batatas cozidas

Este molusco fica bem com batatas. Na receita acima tem a opção de cozinhar as batatas junto com as lulas, mas essa é apenas uma forma. Pode cozinhar as batatas em separado e depois juntar, caso queira controlar melhor o processo.

Pode optar por usar batatas inteiras, aos cubos ou às rodelas grossas. Antes de começar a cozinhar, imagine o seu prato final e corte as batatas da forma que idealizou.

Puré de batata

Os estufados têm sempre um pouco de molho. Uma das melhores formas de aproveitar todo o sabor do molho e conseguir levá-lo à boca, é usando o puré de batata.

Opte pelas receitas mais simples, ou mesmo por uma mais rústica, onde adiciona o sabor de algumas ervas aromáticas como a salsa ou os coentros, que casam bem com as lulas.

Batata frita

Inusitado, mas ao mesmo tempo bem interessante, esta sugestão de acompanhamento para lulas estufadas sai do comum e permite uma experiência gastronómica diferente.

É o acompanhamento ideal para quem gosta de molhar a batata frita em molhos que ultrapassam o comum.

Arroz branco

Esta opção pode ser muito boa para quem não gosta de batata e quer aproveitar todo o sabor do estufado e do seu molho. É muito comum em restaurantes, pois é prático e a combinação é perfeita.

Mistura de legumes

Para uma versão mais saudável desta refeição, use uma mistura de legumes cozidos, salteados, ou até assados no forno.


Não precisa se preocupar muito com o tipo de legumes que vai usar. Deixamos uma dica de uma receita simples e muito saborosa. Abra o frigorífico e veja o que tem. Os ingredientes obrigatórios são apenas os legumes que tiver e um pouco de azeite para os temperar.

O tão tradicional pão

Tem pessoas que não conseguem passar sem pão. Em todas as refeições ele está em cima da mesa e tudo é uma boa desculpa para o consumir.

Pegue uma ou duas fatias de pão caseiro por pessoa e toste ligeiramente numa frigideira com azeite, até dourar.

Coloque no fundo do prato e sirva as lulas estufadas por cima do pão. Este acompanhamento é tão versátil que fica bem também com lulas fritas.

Como ele está tostado a textura final será muito agradável. Este é um acompanhamento prático e rápido de fazer.

A comum salada de alface e tomate

Não é o mais usado, no entanto, sozinha ou com arroz ou batata, pode preencher o prato com a tão comum salada de alface. Se estiver no verão, ajuda a dar um toque fresco ao prato.

Enriqueça a salada com tomate ou cenoura raspada, por exemplo, para lhe dar mais cor. Acima de tudo, desfrute da sua refeição ao máximo.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




back to top