Quando pensamos em alheira pensamos automaticamente em alheira frita. No entanto, existem inúmeras variedades e formas de confeccionar a alheira. De uma forma divertida quase que podemos dizer que existem 365 formas de preparar alheira, uma para cada dia do ano.
A alheira é um dos mais consensuais pratos característicos da culinária portuguesa. Obviamente que a alheira de Mirandela é a mais conhecida, até porque foi votada como uma das 7 maravilhas gastronómica portuguesas, mas em qualquer restaurante do país encontra facilmente alheira.
Diz a lenda que a alheira foi criada no século XV, pelos Cristãos Novos, como forma de contornarem a proibição de comer carne de porco, como diz a religião judaica, ao mesmo tempo que enganavam os cristão, que acreditavam assim que estavam convertidos.
Os historiadores defendem que está é uma versão romântica e que, o mais provável, é que a alheira tenha surgido da necessidade dos agricultores portugueses, assim como da tradição de fumeiro.
A alheira é assim um enchido bem particular, seja pela sua consistência mole e pouco sólida, seja pelo facto de utilizar carne de aves em vez da habitual carne de porco. O pão, juntamente com a banha, o azeite e o colorau, dão a tal textura muito própria a alheira, fazendo desta um enchido bem característico na cozinha nacional.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.
Como referimos acima, a alheira frita é a forma mais comum e habitual de a confeccionar. É simples, rápido e extremamente saboroso. No entanto, existem outras alternativas igualmente deliciosas, que acabam por ser, muitas vezes, subaproveitadas. É o caso da alheira panada.
A alheira panada acaba por ser uma versão muito semelhante da alheira frita, mas relativamente mais saudável. No entanto, como nem toda a gente tem forno, pode fazê-la com a sua frigideira de fritar.
De seguida, apresentamos uma receita de alheira panada que é muito fácil e rápida de confeccionar. É um prato ideal para quando não tem muito tempo para cozinhar ou mesmo para uma refeição com amigos e familiares. É um prato informal, mas saboroso, ideal tanto para dias de calor como para o conforto do inverno.
Como fazer alheira panada
Para esta receita de alheira panada vai necessitar de alguns ingredientes. Esta é uma receita básica.
Ingredientes necessários:
- 2 alheiras
- 1 ovo
- Pão ralado
- Óleo
Modo de preparação:
Comece por preparar duas alheiras. Com uma faca, dê um golpe de lado, no sentido longitudinal da alheira, e retire toda a pele. Corte também as pontas e deite fora. Depois, corte cada uma das alheiras em três partes iguais.
Numa tigela à parte bata um ovo. Mergulhe os pedaços de alheira no ovo batido e depois passe-as num pires com pão ralado. Certifique-se que ficam bem preenchidas.
Veja também: Como preparar alheira na frigideira
Agora é altura de fritar um pouco. Em óleo bem quente, deixe fritar os pedaços de alheira. Utilize uma espátula para as virar de lado. Assim que estiverem douradas retire-as imediatamente do lume.
Uma alternativa mais saudável é cozinhar a alheira panada no forno em vez de fritar. Para isso, basta colocar numa travessa e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 45 minutos. Quando estiver bem douradinha, retire do forno.
Deixe arrefecer um pouco e sirva acompanhado de arroz de cenoura, batatas fritas e uma salada de alface e tomate. Pode ainda servir também com um ovo estrelado, ou se quiser ser mais aventureiro com um molho. Acompanhe com um bom vinho tinto seco, de preferência da zona do Alentejo.