alheira

14 receitas com courgette deliciosas e económicas

Há várias receitas com courgette deliciosas que tem de experimentar, pois além de acabarem por ter menos calorias pela presença do vegetal são também económicas e fáceis de preparar. Aqui, deixamos-lhe uma pequena lista.

A courgette, também conhecida como abobrinha no Brasil, é um vegetal do continente americano que se tornou bastante popular nos dias de hoje, por ser uma rica fonte de vitaminas que tem muito poucas calorias.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que em Portugal a produção de courgettes começou a ter alguma expressão em 2011, sendo o vegetal muito exportado para fora do país. Isto é parte do motivo pelo qual é tão fácil encontrar e é tão barato o legume.

Para escolher a melhor courgette opte por uma firme, sem casca brilhante ou com partes escuras ou amolecidas que sugerem que já tem alguma idade ou algum dano. Além das várias receitas com courgette que vamos apresentar, tenha em mente que alho, cebola, azeite, limão, manjericão, e vinagre combinam bem com a courgette.

Combinar o vegetal com enchidos como o chouriço também pode ficar delicioso visto que ambos de acabam por complementar no produto final.

Esparguete de courgette

No canal 24Kitchen Portugal, no YouTube, foi partilhada esta deliciosa receita de esparguete de courgette que pode servir como uma base sólida para muitas outras receitas no futuro, visto ser um tipo de esparguete saudável com muito poucas calorias.

Esta versão leva queijo parmesão e amêndoas num tempero preparado para o esparguete, mas na realidade apenas precisa de um cortador de verduras em espiral e um delicioso refogado.

Courgette salteada com queijo

De seguida o famoso Chef Henrique Sá Pessoa mostra-nos como fazer courgettes salteadas com queijo, numa receita com courgette que pode ser perfeita para um acompanhamento diferente e com poucas calorias, sem abdicar do queijo.

O Chef tosta um pouco de pão na sua receita, mas para servir a courgette com queijo não seria necessário usar também o pão.

Courgette gratinada

Esta é uma receita com courgette um pouco mais elaborada, de entre as mil e uma formas que existem para confecionar o vegetal. A receita torna-se um pouco mais calórica pelo uso de molho bechamel e queijo, bem como o bacon.

Assim serve mais para prato principal e não para acompanhamento, mas as calorias podem ser reduzidas usando um molho de tomate caseiro em vez de bechamel.

Canelones de courgette com requeijão

As Cooking Classes do Lidl trouxeram-nos também deliciosas receitas com courgette, incluíndo esta de canelones de courgette com requeijão. Para a courgette ser bem maleável foi cortada fina com uma mandolina, e coloca em água quente.

O aspeto final desta receita parece bem delicioso e mais saudável do que canelones feitos da forma tradicional. Além disso, o vídeo mostra como fazer um molho de tomate delicioso.

Bolo de courgette

A courgette não é o ingrediente mais comum em pastelaria, e pode para alguns parecer bastante estranho usar courgette num bolo. A verdade é que acaba por ser apenas menos popular, pois os legumes são bem usados na pastelaria. Temos, por exemplo, o famoso bolo de cenoura.

Ratatouille

A receita de Ratatouille é uma receita clássica francesa com legumes cozidos, que tem origem no século XVIII. Pode ser servida quente ou fria, e pode ser comida por si ou como acompanhamento. Foi imortalizada no filme da Disney Pixar do mesmo nome, sobre um pequeno rato francês com aspirações culinárias.

Os ingredientes principais do Ratatouille incluem a beringela e o tomate, mas também são muito comummente adicionados pimentos, cebolas, e courgette.

Sopa de courgette com abóbora

A maior parte dos portugueses usa a courgette no seu dia-a-dia em sopas, de modo a substituir a batata. Este legume tem também a vantagem de ter muita água para ajudar na sopa, além de cozer bem mais rápido do que a batata.

Esta sopa, criada pelo Chef Henrique Sá Pessoa, começa com um refogado e o resultado final fica bastante cremoso e docinho.

Lasanha de courgette

Como temos visto nesta lista de receitas com courgette, este legume é muitas vezes usado para substituir a massa, tanto que também pode fazer lasanha de courgette. O resultado fica naturalmente delicioso

Courgette assada no forno

Além de poderem ser bem complexas, receitas com courgette podem também ser bem simples. Esta implica apenas cortar o legume, temperá-lo com algumas especiarias, e levá-la ao forno durante cerca de 20 minutos. O resultado é um acompanhamento delicioso e saudável.

Courgettes recheadas

Com um simples refogado com tomate e algum bacon, consegue fazer um recheio delicioso para as courgettes com peru. Para rechear as courgettes precisa apenas de raspar o seu interior com uma colher e colocar nelas o recheio.

Esta receita da ALDI gratina as courgettes com queijo da ilha, fazendo provavelmente uma das mais deliciosas variantes de courgette recheada. De qualquer modo, pode substituir o recheio e o queijo a usar.

Brownie de courgette

Mais uma vez temos aqui uma receita de courgette na pastelaria. Desta vez temos brownies de courgette e devemos dizer que apesar de não termos ainda experimentado esta receita, o resultado final tem um aspeto delicioso.

A água contida na courgette ajuda a humedecer bolos, brownies e outras preparações de pastelaria, pelo que é um excelente ingrediente.

Rolos de courgette com mozarela

Na ‘Praça da Alegria’ da RTP a bela Margarida Magalhães mostrou-nos como fazer rolos de courgette com mozarela, numa receita que parece ser bem simples e deliciosa como um petisco saudável ou como acompanhamento, por exemplo.

Esparguete de courgette com camarão

Usando a técnica que aprendemos com o uso de um espiralizador para fazer esparguete de courgette, podemos combinar com camarão numa receita com poucas calorias, saudável e deliciosa.

Muffins de courgette e queijo de cabra

Terminamos esta lista de receitas com courgette com uns deliciosos muffins de courgette e queijo de cabra criados pela famosa Chef do SaborIntenso, Neuza Costa.

Relembramos que a courgette é considerada um ingrediente que combina bem como um dos melhores acompanhamentos para alheira. Pode experimentar alguma destas receitas junto de uma alheira assada, por exemplo.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top