Um folhado é uma espécie de pastel salgado, que pode ser frito ou assado, e que pode ser recheado de várias formas. O seu nome vem precisamente da massa folhada da qual é feito.
São muito comuns os folhados de carne, mistos, de queijo, de frango ou de camarão em qualquer vitrine de café ou supermercado. No entanto, hoje trazemos-lhe uma alternativa bem saborosa: o folhado de alheira com cogumelos.
A alheira é um dos enchidos mais característicos da culinária portuguesa. Ao contrário da maioria, é um enchido feito à base de carne de aves. Juntamente com o pão, banha, azeite e colorau, a alheira ganha uma consistência e textura bem própria, que a tornam num alimento muito especial.
O que é certo é que a alheira é um dos produtos tipicamente portugueses mais disseminado e estabelecido em todo o país. Existem zonas onde é um ex-libris, como é o caso de Mirandela ou Vinhais, mas o certo é que é possível encontrar alheira servida na maioria dos restaurantes do norte ao sul de Portugal. E, além disso, é um prato com grande aceitação junto do público estrangeiro.
Além do seu sabor muito particular, o sucesso da alheira deve-se também ao facto de ser muito simples e rápida de preparar. É, por isso, um produto que pode ser utilizado para pratos mais rápidos ou mais demorados, em situações mais formais ou informais e até como entrada ou aperitivo.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.
Folhado de alheira com cogumelos: receita fácil
Aprenda agora a fazer um folhado de alheira com cogumelos de forma muito fácil e surpreenda-se com o sabor.
Ingredientes necessários:
- 2 bases de massa folhada fresca
- 1 alheira
- 200 gramas de espinafres
- 100 gramas de cogumelos frescos
- 1/2 pimento amarelo
- 1 dente de alho
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Sumo de limão q.b.
- Azeite q.b.
- 1 ovo
Modo de preparação
O primeiro passo para um folhado de alheira com cogumelos é a preparação dos cogumelos. Lamine 100 gramas de cogumelos frescos, certificando-se de que os lava muito bem, de forma a retirar todos os vestígios de areia.
Especialmente se forem cogumelos vindos directamente do produtor, é importante que os limpe previamente com cuidado. Depois faça um refogado numa frigideira, com um fio de azeite, pimenta e sal a seu gosto.
Adicione meio pimento amarelo cortado em pedaços pequenos e 200 gramas de espinafres, que podem ser frescos ou congelados, e salteie tudo junto. Reserve no final.
Agora é altura de preparar a alheira. Com um garfo faça alguns furos ao longo do seu comprimentos, para que ela não rebente quando for a grelhar. Depois leve-a ao lume numa frigideira. Não necessita de a virar. Assim que começar a ficar douradinha, retire-a do lume.
Veja também: 4 entradas de alheira para impressionar convidados
Com uma faca, faça um golpe de lado e retire a pele com cuidado. Desfaça a alheira com um garfo e junte-a aos cogumelos, envolvendo tudo muito bem. Reserve.
Passemos agora à massa do folhado. Estenda duas bases de massa folhada fresca e, com um cortador circular, corte vários círculos. Cada um será um folhado. Sem encher em demasia, preencha o centro de cada círculo com o recheio.
Depois, com cuidado para não sair por fora, uma as pontas, para obter uma meia-lua. Pressione bem as pontas e faça, com uma faca, dois ligeiros cortes na massa.
Bata 1 ovo numa tigela à parte e, com um pincel, barre o topo dos folhados. Disponha-os num tabuleiro untado com manteiga para a massa não pegar e leve-o ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de trinta minutos. Quando estiverem dourados estarão prontos a ser servidos.
Sirva juntamente com uma salada cresce de rúcula e acompanhado de um bom vinho tinto seco. Serve como uma boa entrada com alheira.