alheira
morcela com ananas

7 receitas com morcela que tem de experimentar

A morcela é um popular enchido português e apesar de ser muitas vezes comida cozida ou assada, receitas com morcela são um pouco mais raras de se ver, dando-se normalmente prioridade a receitas feitas com farinheira ou alheira.

Este enchido, também conhecido como ‘black pudding’ no Reino Unido, é famoso por ter como principal ingrediente o sangue de porco, que lhe dá uma cor própria. Há uma família inteira de morcelas, que variam de acordo com a região, incluindo a morcela branca.

A variedade é muita e a história da morcela é tal que não se sabe ao certo quem criou este delicioso enchido. Certo é que serve não só para entradas mas também para muitas outras receitas que vamos explorar.

Strudel de morcela e maçã

Esta é uma das receitas com morcela mais elaboradas que se fazem, mas naturalmente também uma das mais deliciosas. Este strudel combina o doce e a frescura da maçã com o sabor forte da morcela para obter um resultado delicioso.

Para esta receita faz-se morcela frita, que pode ter um pouco mais de gordura do que se aprecia muitas vezes. De qualquer modo, a combinação é deliciosa.

Morcela com maçã e cebola caramelizada

A marca Sabor Intenso já ganhou muita popularidade em Portugal pela sua presença online. Neuza Costa, a chef em serviço da marca, traz-nos aqui uma receita de morcela com maçã caramelizada que dá água na boca.

A receita implica alguma técnica de cozinha, mas não apresenta grande dificuldade. O doce da maçã e cebola caramelizada, mais uma vez, contrastam com o forte sabor da morcela. Desta vez, temos morcela assada.

Morcela com ananás

Como já tínhamos visto por cá, a combinação de morcela com ananás cria uma entrada deliciosa. Este petisco, típico da ilha de São Miguel nos Açores, ganhou popularidade ao ponto de se comer um pouco por todo o lado.

Esta era umas das receitas com morcela que não podia faltar. Em São Miguel, usa-se uma variante da morcela picante, que cria um contraste ainda mais forte com o ananás.  Pode, no entanto, usar qualquer outro tipo de morcela a seu gosto. A receita no vídeo acima acaba por ser um pouco mais elaborada, mas pode simplifica.

Arroz de morcela

Na rúbrica “A mesa dos Portugueses” na Praça da Alegria, na RTP, o Chef Orlando Esteves e Vitor Delgado mostrou-nos como se faz arroz de morcela, que combinou com pernil assado.  Como apontam os Chefs, é uma receita económica e tradicional.

Apesar de no prato final a morcela acabar por ter um papel secundário, o enchido ajuda a fazer com que tudo se destaque. A apresentadora Sónia Araújo, a certo ponto, aponta também que arroz de morcela “é delicioso.”

Morcela com queijo de cabra

Combinar morcela com fruta como maçã e ananás faz um certo contraste, mas combinar o enchido com queijo de cabra faz com que tenhamos um sabor bem diferente e deliciosa. Esta foi uma das entradas com morcela que sugerimos e continuamos a sugerir.

Para fazer esta receita precisa apenas de assar a morcela às rodelas e colocar por cima o queijo de cabra cortado às fatias. Opcionalmente, junte fatias de pera à combinação para ter também um toque de frescura.

Tortilhas de morcela

Neuza Costa traz-nos aqui mais uma receita com morcela única, na qual o enchido tem mesmo um papel principal e faz com que o sabor do produto final seja influenciado por si. A tortilha em si é um prato tipicamente espanhol e muito versátil.

Juntar morcela à tortilha dá-lhe um touque único. A cozinheira aconselha que a tortilha seja servida por uma salada mista com couve roxa.

Cozido à portuguesa

Por fim, não podia faltar numa lista de receitas com morcela o famoso cozido à portuguesa. Apesar de aqui o enchido não ter um papel principal, é neste prato que a maior parte dos portugueses consome morcela, não fazendo o enchido parte do seu dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top