alheira
morcela com ananas

Morcela com ananás: uma entrada deliciosa

A morcela é um enchido português com um sabor forte que combina surpreendentemente bem com fruta. A morcela com ananás é uma das melhores combinações do enchido e da culinária portuguesa, fazendo um petisco que tem de provar.

Para fazer esta entrada de morcela terá apenas de fritar o enchido por pouco tempo, e de grelhar o ananás para lhe retirar a acidez e fazer com que o seu doce combine na perfeição com o sabor da morcela.

Pode também optar por não grelhar o ananás, mas neste caso o fruto continuará a ser um pouco ácido, algo que faz com que muitos não gostem de o comer cru. Para tornar esta receita bem portuguesa pode optar por usar até ananás dos Açores

Este petisco é, de fato, típico da ilha de São Miguel no arquipélago, e há quem diga que para ser autêntica teria de usar a morcela de lá, picante, que faz um contraste ainda mais forte com o ananás.

Pode também optar por tornar a receita mais complexa de acordo com os seus gostos. Algumas varrições incluem grelhar o ananás com um pouco de açúcar para o tornar mais doce, fazer uma redução de vinho do porto como molho para acompanhar o petisco, ou usar mel por cima na decoração.

A receita que lhe deixamos abaixo é uma receita base que pode alterar como quiser, ou deixar como está para deliciar os seus convidados.

Receita de morcela com ananás

Ao fazer morcela com ananás é sempre preferível usar ananás fresco e não o em lata, mas caso tenha apenas o fruto enlatado disponível não há problema nenhum em usá-lo para a receita.

Ingredientes necessários:

  • 1 morcela
  • 5 rodelas de ananás
  • Azeite q.b.
  • Coentros para decorar

Modo de preparação:

  1. Comece por cortar a morcela em rodelas com cerca de 1.5 cm de espessura, e as rodelas de ananás em pedaços.
  2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente e leve a morcela a fritar um pouco de ambos os lados na mesma.
  3. Limpe a frigideira com papel absorvente e coloque os pedaços de ananás na mesma para que possam grelhar e perder a acidez.
  4. Sirva os pedaços de ananás junto das rodelas de morcela em conjunto. Decore com coentros.

Servir morcela com ananás como sobremesa

Por norma a morcela com ananás come-se como aperitivo ou apenas como um petisco de vez em quando, mas pode servir como sobremesa. No entanto, para tal, aconselhamos aque faça algumas alterações à receita.

Para sobremesa o ideal será ser um pouco mais doce, logo antes de grelhar o ananás pode temperá-lo com um pouco de açúcar. Pode ainda limpar a frigideira e antes de acrescentar o fruto colocar um fio de mel sobre a frigideira, colocando por cima o ananás.

Uma última opção para servir a morcela com ananás como sobremesa poderia ser o uso de massa folhada. Neste caso precisa apenas de juntar o enchido ao ananás e enrolar dentro de massa folhada, que leva ao forno a 180 C. Está pronto quando a massa estiver folhada e douradinha.

Como preparar ananás

Para preparar morcela com ananás é importante saber como preparar o ananás em primeiro lugar. Para tal, vai precisar de cortar ambas as pontas com o ananás deitado.

Assim que tiver retirado as pontas, levante o ananás e corte na vertical ao redor da casca, no seu interior. Faça isto para ambos os lados, e depois precisa apenas de retirar o interior do ananás. Depois, pode cortar em rodelas ou como preferir.

Alternativamente, pode cortar o ananás com a ajuda de um descascador próprio, como o que vê no vídeo abaixo:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top