alheira

5 Receitas de alheira com ovo que valem a pena experimentar

A alheira com ovo é uma daquelas combinações gastronómicas vencedoras, em que parecem ter sido feitos um para o outro. De tal forma que é muito comum aparecerem quase sempre juntos em várias receitas que fazem parte da maioria dos menus dos restaurantes portugueses, ao longo do território nacional.

A alheira é um dos enchidos mais típicos e particulares da gastronomia nacional, uma vez que é o único que não é confecionado com carne de porco, mas sim com carne de aves. Diz a lenda que a sua origem remonta aos cristãos-novos que em segredo continuam a professar a fé judaica e, por isso, criaram esta alternativa ao chouriço para enganar os restantes.

Esta é apenas uma lenda, já que o mais provável é a alheira ter sido criada apenas por necessidade e pela tradição do fumeiro, mas que é uma bela história, não há como negar. Assim, se procura formas alternativas ou corretas de preparar alheira com ovo, então as próximas linhas são o que necessita.

Alheira com ovos mexidos

Começamos esta lista de receitas de alheira com ovos com um clássico: os populares ovos mexidos com alheira, uma variação dos ovos mexidos com farinheira. Aliás, basta entrar em qualquer novo restaurante em qualquer cidade portuguesa para encontrar esta sugestão na lista, especialmente a apelar ao gosto dos estrangeiros que nos visitam.

Além de ser um prato simples e delicioso, é também muito fácil e rápido de preparar. Por isso, pode ser utilizado como entrada ou como prato principal, pode ser servido numa ocasião especial ou preparado como refeição rápida de tão prática que é. Se a versatilidade é uma das principais características da cozinha portuguesa, os ovos mexidos com alheira são a prova número 1.

Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.

Alheira com ovo

Quando se fala em alheira com ovo pensa-se quase sempre em ovos mexidos envolvidos com alheira. É um pensamento quase instintivo e compreensível, tendo em conta a popularidade desse prato. No entanto, a receita original de alheira com ovo é relativamente diferente.

Estamos a falar de uma receita em que a alheira é frita e servida com o ovo estrelado em cima, ou como se diz em bom português, “a cavalo”. Isso permite envolver a alheira na gema do ovo, que não deve assim ser muito cozinhado para que fique bem cremoso.

É uma ótima entrada, mas também pode ser servido como prato principal, especialmente se estivermos a falar de alheira de caça.

Ovos mexidos com alheira e espargos

Já aqui mencionámos a tradicional receita de ovos mexidos com alheira, mas existem várias variações que merecem destaque. Uma delas é esta, em que os ovos são também envolvidos com espargos. Este característico vegetal, com o seu sabor algo amargo, é uma excelente adição para cortar o forte sabor da alheira, fazendo desta uma receita perfeita para quem não aprecia particularmente a alheira.

E pode ser empratado de diferentes formas, de acordo com as suas intenções: no pão, como uma entrada (ou como uma bruschetta); ou no prato, como a refeição principal. Fica à sua inteira decisão.

Ovos rotos com alheira e cogumelos

Os ovos rotos são uma especialidade da gastronomia ibérica, especialmente na cozinha de nuestros hermanos, mas que já foi adotado por nós de tal forma que já se pode considerar também um prato português. É uma receita que consiste em ovos fritos envolvidos em batatas fritas e pedaços de presunto, servidos como petisco ou como entrada.

No entanto, nesta variação, são acrescentados ainda cogumelos e, claro, a bela da alheira. É uma ótima variação para substituir o presunto, até porque, para uns ovos rotos originais ficarem com deve ser, o presunto deve ser de qualidade. E como é sabido, um presunto de qualidade não é propriamente barato. Por isso, esta é uma alternativa mais económica e, possivelmente, até mais saborosa.

Cogumelos recheados com alheira e ovos de coderniz

Para terminar esta lista de receitas com ovos, uma variação que é a mais original: cogumelos recheados com alheira e ovos de codorniz. Aqui o truque são os ovos de codorniz, que são mais pequenos e o sabor mais apurado e concentrado.

Vai necessitar também dos cogumelos corretos, já que precisam de ser do tamanho exato, para poder rechear com os ovos e a alheira, mas sem serem demasiado grandes para se tornarem enjoativos. E, no final, a alheira serve para ligar todos estes sabores, dando-lhes consistência. E, se quiser dar um toque especial, sirva com presunto preto a acompanhar.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

back to top