A morcela é, provavelmente, um dos enchidos mais subvalorizados da cozinha portuguesa. É verdade que a morcela, que em muitas regiões do nosso país também é conhecido simplesmente como chouriço de sangue, é uma das estrelas do famoso cozido à portuguesa, assim como da tradicional feijoada nacional. No entanto, fora destes pratos, é um enchido que passa quase despercebido, com apenas receitas como a morcela com maçã a destacarem-se.
Este é um tipo de enchido que é confecionado a partir do sangue fresco do porco, que pode levar ainda (ou não) a gordura do próprio animal, assim como vários temperos e ervas aromáticas. Distingue-se dos outros enchidos portugueses pelo seu forte sabor, mas também pela sua cor negra, que advém da presença do sangue.
Existem ainda outras variações da morcela, que podem ser encontradas em vários territórios de Portugal. As mais famosas são a de Portalegre e a dos Açores, onde incluem pequenos pedaços de carne entremeada.
Além disso, existe ainda a morcela achouriçada, que inclui as vísceras do porco e algum toucinho, assim como a morcela de arroz, que como o próprio nome indica, é confecionada com arroz cozido. Existe ainda a morcela de farinha, preparada a partir de farinha misturada com o sangue do porco, e a morcela doce, temperada com pimentão, que é a mais parecida com a entrada que vos apresentamos aqui.
A morcela como entrada
As entradas são muito importantes em qualquer refeição, como é sabido, uma vez que servem para abrir e estimular o apetite dos comensais. Além disso, têm ainda um forte poder e significado social, uma vez que servem para quebrar o gelo entre convidados, enquanto queima tempo para que os pratos principais sejam servidos.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.
Não existe propriamente uma fórmula perfeita e ideal para preparar a entrada perfeita pois tudo depende da ocasião, do tipo de refeição e, obviamente, da comida a ser servida. No entanto, existem algumas receitas que, pela sua versatilidade, vão bem com quase tudo. E é o caso desta morcela com maçã, que é uma receita tão deliciosa quanto fácil e s rápida de preparar.
O sabor forte e ácido da morcela é cortado pelo doce da maçã, criando uma explosão de sabores intensa, mas que se prolonga no seu palato. É, por isso, uma receita de morcela ideal até para quem não gosta deste enchido, que é até uma estrela no que toca a entradas.
Receita de morcela com maçã
Uma das grandes vantagens da receita de morcela com maçã é que é tão simples, quanto rápida de confecionar. Até quem está pouco habituado às lides da cozinha vai conseguir preparar esta entrada de forma fácil.
Para isso vai necessitar dos seguintes ingredientes:
– 1 morcela
– 1 cebola doce
– 3 maçãs rainetas
– Sumo de limão
– 40 grama de manteiga
– 4 colheres de chá de açúcar mascavado
Modo de preparação:
A primeira coisa a fazer é preparar os ingredientes. Para isso, comece por cortar a cebola em tiras fitinhas e as três maçãs em cubos. Depois tempere a maçã com sumo de limão e reserve.
Pré-aquela o forno em 170 graus e leve a morcela a assar durante cerca de 15 minutos. Tenha cuidado para não deixar no forno por tempo demasiado, caso contrário irá ficar demasiado quebradiça.
Entretanto, numa frigideira, coloque 20 gramas de manteiga e 2 colheres de chá do açúcar mascavado e leve ao lume. Vá mexendo e quando estiver bem quente adicione as maçãs que tinha reservado. Envolva tudo muito bem com uma colher.
Depois deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 5 minutos. Não se esqueça de tapar a frigideira para ser mais rápido e para aproveitar o vapor. Pare assim que vir que a maçã está a começar a desfazer-se.
A maçã está agora cozida. Mexa muito bem até fazer puré e reserve.
Coloque noutra frigideira o resto da manteiga e do açúcar mascavado e adicione as tiras de cebola quanto estiver quente. Deixe refogar até a cebola começar a ficar bem dourada, com aquele ar caramelizado muito característico. Quando isso acontecer, retire do lume e reserve também.
A sua receita está quase pronta. Retire a morcela do forno e deixe arrefecer, antes de cortar em rodelas. Sirva com o puré de maçã e com a cebola caramelizada no topo. Pode acompanhar com pão ou com tostinhas. A sua entrada está pronta a servir.
Boa sorte e bom apetite!