alheira

Receita de courgette salteada: como fazer e com o que acompanhar

A courgette salteada é uma receita fácil de preparar e bastante económica, além de extremamente baixa em calorias por ser um vegetal com tão poucas.

Este vegetal do continente americano tornou-se extremamente popular nos dias de hoje por ser uma rica fonte de vitaminas com poucas calorias.

Portugal tem uma produção de courgettes expressiva, sendo que este é um vegetal muito exportado para fora do país. Isto significa que por cá, é bastante barata.

Escolher a melhor courgette implica optar por uma bem firme, sem casca brilhante ou amolecida, nem partes escuras que sugiram idade ou dano.

Há várias receitas com courgette a experimentar se realmente quer incluir este vegetal na sua dieta, e a courgette salteada é uma delas.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

Receita de courgette salteada

Esta é uma receita de courgette salteada base que pode elaborar como preferir, sendo que aqui se encontra apenas o básico para a fazer.

Ingredientes necessários:

  • 1 courgette
  • Sumo de limão
  • Pimenta a gosto
  • Sal a gosto
  • Azeite

Modo de preparação

  1. Comece por reunir os ingredientes necessários para preparar a sua courgette salteada.
  2. Prepare o vegetal e corte-o na vertical, e em seguida me gomos ou às rodelas, como preferir.
  3. Aqueça um fio de azeite numa frigideira e, quando quente, coloque a courgette.
  4. Vá mexendo até a courgette ficar cozinhada.
  5. No final tempere com sal, pimenta, e sumo de limão.

Como viu, esta é uma receita bastante fácil de preparar e que não consome tempo quase nenhum. Tem muito poucas calorias mas muito sabor, graças ao sumo de limão.

Pode também alterar os temperos da courgette como preferir. Há quem use tomilho, alecrim, hortelã, coentros, e outras ervas aromáticas para dar mais sabor ao prato.

Caso queira que a courgette salteada o encha ainda mais, faça croutons para acompanhar o prato, juntamente com o vegetal ou vegetais se assim o preferir.

Acompanhamentos para courgette salteada

Para muitas pessoas, uma receita de courgette salteada simples assim não serve, sendo preciso algum acompanhamento para a complementar.

Algumas ideias do que pode usar para acompanhar incluem outros vegetais para manter tudo o mais saudável possível, ou um belo enchido que dê mais sabor ao prato.

Se quiser acompanhar a sua courgette salteada com chouriço, comece por fazer chouriço frito e junte depois a courgette já temperada, usando assim a gordura para aumentar o sabor.

Uma outra opção será o uso de cogumelos frescos juntamente com a courgette. Estão cheios de sabor e vão enriquecer fortemente o prato.

O milho, a cenoura, e o tomate são outras escolhas que vão ficar muito saborosas e servem de acompanhamento perfeito e saudável de qualquer modo.

Caso queira mais molho no prato final, faça um molho de iogurte natural, com partes iguais sumo de limão e mel, para acompanhar os seus vegetais. 

Este molho é doce mas amargo ao mesmo tempo e fica uma delícia, além de continuar a não ter tantas calorias como outros molhos tradicionais.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top