alheira
panados

10 ideias de acompanhamento para panados a experimentar

Os bifes panados são extremamente populares na nossa gastronomia, e comem-se não só no prato como também no pão. O que por vezes falta é um bom acompanhamento para panados, para ajudar toda a refeição a destacar-se.

Quando se procura inovação com panados normalmente foca-se na carne, criando-se temperos diferentes ou até clássicos como o já conhecido cordon bleu, que recheia um par de bifes com bacon e queijo, antes de ser passado por ovo e pão e frito.

Para ajudar a destacar o incrível sabor destes clássicos e fazer as suas refeições serem um momento pelo qual todos esperam deixamos aqui algumas ideias dos melhores acompanhamentos para panados.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

 O que acompanha panados?

Os panados podem por vezes ser um pouco secos, especialmente se não forem comidos na refeição em que são feitos. Para contrariar isso não vamos encher os pratos de maionese ou outros molhos, mas sim em acompanhamentos que façam tudo valer a pena.

Massa com molho de tomate

O primeiro acompanhamento que sugerimos é uma clássica massa com molho de tomate e presunto, à qual pode juntar queijo parmesão para fazer uma versão desconstruída da famosa receita americana “chicken parm,” que são panados de frango com molho de tomate e queijo parmesão.

A massa pode ser aquela que preferir, mas massas como a penne ajudam a absorver mais o delicioso molho a ser preparado.

Salada de couve-flor

Uma salada de couve-flor é saudável, fácil de preparar, e difere de acompanhamentos clássicos como a batata frita ao ser bem melhor para a nossa saúde. Pode juntar o molho que quiser para ajudar a salada a ter mais sabor, desde a maionese ao vinagrete.

Arroz de tomate

Um arroz de tomate com algum molho pode ser o acompanhamento para panados ideal, especialmente se estes ficarem já um pouco secos. Note que o caldo usado nesta receita pode ser substituído por cubos de caldo já preparados.

Pode alterar a quantidade de molho com que vai ficar no final ao simplesmente ajustar o nível de água que junta ao arroz.

Couve-flor gratinada.

Ainda aproveitando a delicia que a couve-flor pode ser, aconselhamos a fazer couve-flor gratinada. Já é um acompanhamento clássico no nosso país e fica delicioso e muito cremoso, o que faz deste um acompanhamento para panados perfeito.

O molho branco usado nesta receita, também conhecido como molho branco, é o que dá ao gratinado a sua cremosidade. Pode fazê-lo caseiro ou comprar já feito.

Couves de Bruxelas caramelizadas

Porque é extremamente importante juntarmos legumes à nossa deita, aconselhamos também como acompanhamento para panados estas couves de Bruxelas caramelizadas, que quase se tornam na estrela de qualquer prato apesar de serem um acompanhamento.

Courgette assada no forno

Ainda no tópico dos legumes como acompanhamentos, que tal experimentar também courgette assada no forno? É extremamente fácil de preparar e tem uma quantidade de calorias extremamente reduzida quando comparada a outros acompanhamentos.

A melhor courgette para fazer no forno vai ser a que tem menos sementes, pois assim tem menos água no seu interior e não vai dificultar o processo de assar. Para escolher uma courgette com menos sementes, opte pelas mais pequenas.

Cenouras assadas com queijo

Cenouras assadas com queijo são um acompanhamento ainda relativamente raro na nossa gastronomia, mas bastante fácil de preparar e saudável por ser feito mais à base do legume do que de outra coisa.

Batata doce frita

A batata frita é extremamente conhecida já como um acompanhamento e o mais comum possível. Servir batata doce frita pode ajudar a surpreender quem estiver a comer consigo, e a elevar os panados ao próximo nível por ser um acompanhamento diferente do normal.

Quinoa

A quinoa é uma alternativa excelente ao arroz como acompanhamento para panados. Não so tem uma excelente textura como é bem saudável e pode ser temperada para ter um sabor divinal, que quase faz esquecer o arroz.

A quinoa diz-se ter inúmeros benefícios para a saúde. Segundo especialistas tem vários nutrientes, é rica em fibra, e é perfeito para pessoas com intolerâncias ao glúten.

Batata assada recheada

Por fim, sugerimos uma deliciosa batata assada recheada. O truque para fazer estas batatas é começar por cozê-las apenas o suficiente para remover o interior, para depois criarmos um tempero, por norma feito com enchidos.

Com um pouco de natas o recheio da batata fica extramente cremoso. Para as levar ao próximo nível, basta juntar queijo e levar a gratinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top