alheira

Courgette no forno: receita e acompanhamentos

A courgette no forno é um excelente acompanhamento ou entrada que podemos fazer em apenas alguns minutos e que não tem quase calorias, logo podemos comer sem qualquer sentimento de culpa. Courgette assa é não só deliciosa como saudável.

Este legume, conhecido por abobrinha no Brasil, é do continente americano e conhecido por ser uma rica fonte de vitaminas. Receitas com courgette são bastante populares em vários tipos de deitas pela baixa quantidade de calorias que tem o legume.

Em Portugal, a courgette é bastante fácil de encontrar e relativamente barata. Acessível para todos, é também muito conhecida como um substituto à batata nas sopas, sendo sopas com courgette consideradas sempre mais saudáveis pelas baixas calorias.

A receita de courgette assada que deixamos abaixo é a mais básica, mas pode sempre combinar com outros acompanhamentos possíveis.

Courgette no forno

Esta é uma receita vegetariana, saudável e versátil. Pode servir de petisco, acompanhamento, ou como parte de um parto mais elaborado, tal como é o caso com a courgette grelhada.

Ingredientes necessários:

  • 1 courgette
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de café de alho em pó
  • Sumo de limão a gosto
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Modo de preparação:

  1. Reúna todos os ingredientes para fazer courgette no forno e se certificar de que nada falta.
  2. Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.
  3. Coloque numa taça o alho em pó, o sal, e a pimenta preta moída e misture tudo muito bem.
  4. Corte a courgette em rodelas ou em quartos e tempere-a com a mistura de pimenta, alho, e sal de ambos os lados para ficarem bem saborosas.
  5. Prepare um tabuleiro de ir ao forno com uma folha de papel vegetal, e coloque em cima as rodelas de courgette já temperadas.
  6. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Certifique-se que quando passar metade do tempo vira as rodelas ao contrário.
  7. Quando estiverem cozinhadas, desligue o forno e coloque as rodelas de courgette numa taça. Pode neste momento temperá-las ainda com um pouco de sumo de limão para não ficarem secas.
  8. Sirva como acompanhamento, ou coma como um pequeno snack.

Courgette no forno com queijo e outros acompanhamentos

Como referimos, acima deixámos apenas a receita base de courgette assada no forno. Pode sempre fazer de muitas outras formas, incluindo com acompanhamentos e temperos para ficar ainda mais saborosa.

Uma receita popular é a courgette recheada, que acaba por ser uma receita diferente servida como prato principal. Para a sua courgette no forno aconselhamos o uso de, por exemplo, queijo para ficar bem gratinada.

Se usar queijo opte por mozarela ou outro queijo que derreta com facilidade, ou um queijo como o parmesão para dar um sabor mais forte. Saiba que o uso de queijo vai sempre aumentar a quantidade de calorias na courgette no forno, mas acaba também por aumentar o sabor de forma exponencial.

Para o melhor resultado ao fazer courgette assada com queijo, certifique-se de que faz com que as rodelas estejam mais apertadinhas no tabuleiro para que o queijo derreta para cima do vegetal e não que fique “perdido” no tabuleiro.

Outros acompanhamentos que pode usar incluem alho, tomate, beringela, pimentos, e cebola por exemplo.

Escolher courgette de qualidade

A melhor courgette para fazer no forno vai ser a que tem menos sementes, pois assim tem menos água no seu interior e não vai dificultar o processo de assar. Para escolher uma courgette com menos sementes, opte pelas mais pequenas.

Sendo pequenas o suficiente pode até cortar a courgette no sentido longitudinal. A preparação torna-se assim mais fácil, e o tempero acaba por render um pouco mais. O mesmo aplica-se a outras formas de cozinhar a courgette sozinha.

Evite sempre courgettes demasiado maduras ou com pontos moles, pois assim será mais difícil de prepará-las e pode até ter de deitar partes do vegetal fora por já não estarem bons.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top