Há vários acompanhamentos e entradas que podemos fazer com legumes e poucos outros ingredientes. A courgette grelhada é uma dessas receitas, que além de ser fácil e económica é ainda bastante saudável e deliciosa.
A courgette, também conhecida por abobrinha no Brasil, é um vegetal do continente americano quase sem calorias, que é conhecido por ser uma rica fonte de vitaminas. Apesar de mais usada na sopa, tem muitos outros usos.
A courgette grelhada é sem dúvida uma das várias receitas com courgette que deve experimentar. Este vegetal é produzido e exportado de Portugal, como tal é bastante fácil de encontrar e relativamente barato. Acessível para todos e delicioso.
Esta receita é além do mais bastante fácil. Prepara a courgette para grelhar em menos de 10 minutos com alguns truques, logo nem tempo perde.
Courgette grelhada
Esta receita é saudável, vegetariana, e muito versátil. Pode ser um acompanhamento ou um petisco, ou parte de um prato mais elaborado como uma lasanha em que o legume substitui a massa, por exemplo.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.
Ingredientes necessários:
- 2 courgettes
- 1 limão
- 1 colher de chá de manjericão
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Modo de preparação:
- Comece por lavar bem a courgette. Retire as pontas e corte-a em fatias finas de forma longitudinal, ou em rodelas, como preferir
- Coloque as fatias de courgette numa taça e tempere-as com sal, pimenta, e sumo de limão.
- Aqueça o grelhador ou uma frigideira, sem colocar azeite ou outro tipo de gordura.
- Quando a grelha estiver bem quente, coloque as fatias de courgette a grelhar por cerca de dois minutos de cada lada, ou até estarem cozinhadas.
- Quando a tiver as fatias de courgette grelhadas, retire-as da grelha e tempere com manjericão picado.
- Sirva como acompanhamento ou como parte de uma salada.
Como temperar courgette grelhada
Uma courgette é, no final de contas, um legume com um sabor leve que é perfeito para temperar como quiser. Na receita acima usámos apenas um pouco de sal e pimenta, limão e manjericão, mas pode usar muitos outros ingredientes.
Salsa, coentros, alho esmagado, azeite, malaguetas esmagadas, ou cebola em pó podem todos ser opções. O resultado final depende de si e da sua criatividade, tanto que a receita acima é apenas uma base a usar e não indicações fixas.
O ideal com courgette grelhada é, no entanto, servir de imediato enquanto ainda está quente. Quanto mais tempo deixar esfriar, pior será a textura do legume, logo poderá ser o passo final de uma receita mais elaborada.
Servir esta courgette com peixe ou carne pode ser muito bom. Com molho fica melhor, e para fazer um saudável pode usar um puco de azeite, alho, nozes ou pinhões, e coentros triturados com um liquidificador. Ficará com um molho verde muitas vezes usado para peixe.
Escolha a melhor courgette
Para fazer courgette grelhada há um tipo específico de courgette que quer comprar: a mais pequena. Quanto mais pequeno for o legume menos sementes terá. As sementes da courgette deitam bastante água o que pode dificultar o processo de as grelhar.
Se forem pequenas o suficiente nem precisa de as cortar em fatias, mas apenas ao meio no sentido longitudinal. Assim a preparação torna-se mais fácil e consegue temperá-las melhor de qualquer maneira.
Evite escolher courgettes demasiado maduras ou com pontos moles, pois vai ser mais difícil prepará-las.