alheira
courgette grelhada

Courgette grelhada: como cozinhar na perfeição

Há vários acompanhamentos e entradas que podemos fazer com legumes e poucos outros ingredientes. A courgette grelhada é uma dessas receitas, que além de ser fácil e económica é ainda bastante saudável e deliciosa.

A courgette, também conhecida por abobrinha no Brasil, é um vegetal do continente americano quase sem calorias, que é conhecido por ser uma rica fonte de vitaminas. Apesar de mais usada na sopa, tem muitos outros usos.

A courgette grelhada é sem dúvida uma das várias receitas com courgette que deve experimentar. Este vegetal é produzido e exportado de Portugal, como tal é bastante fácil de encontrar e relativamente barato. Acessível para todos e delicioso.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

Esta receita é além do mais bastante fácil. Prepara a courgette para grelhar em menos de 10 minutos com alguns truques, logo nem tempo perde.

Courgette grelhada

Esta receita é saudável, vegetariana, e muito versátil. Pode ser um acompanhamento ou um petisco, ou parte de um prato mais elaborado como uma lasanha em que o legume substitui a massa, por exemplo.

Ingredientes necessários:

  • 2 courgettes
  • 1 limão
  • 1 colher de chá de manjericão
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto

Modo de preparação:

  1. Comece por lavar bem a courgette. Retire as pontas e corte-a em fatias finas de forma longitudinal, ou em rodelas, como preferir
  2. Coloque as fatias de courgette numa taça e tempere-as com sal, pimenta, e sumo de limão.
  3. Aqueça o grelhador ou uma frigideira, sem colocar azeite ou outro tipo de gordura.
  4. Quando a grelha estiver bem quente, coloque as fatias de courgette a grelhar por cerca de dois minutos de cada lada, ou até estarem cozinhadas.
  5. Quando a tiver as fatias de courgette grelhadas, retire-as da grelha e tempere com manjericão picado.
  6. Sirva como acompanhamento ou como parte de uma salada.

Como temperar courgette grelhada

Uma courgette é, no final de contas, um legume com um sabor leve que é perfeito para temperar como quiser. Na receita acima usámos apenas um pouco de sal e pimenta, limão e manjericão, mas pode usar muitos outros ingredientes.

Salsa, coentros, alho esmagado, azeite, malaguetas esmagadas, ou cebola em pó podem todos ser opções. O resultado final depende de si e da sua criatividade, tanto que a receita acima é apenas uma base a usar e não indicações fixas.

O ideal com courgette grelhada é, no entanto, servir de imediato enquanto ainda está quente. Quanto mais tempo deixar esfriar, pior será a textura do legume, logo poderá ser o passo final de uma receita mais elaborada.

Servir esta courgette com peixe ou carne pode ser muito bom. Com molho fica melhor, e para fazer um saudável pode usar um puco de azeite, alho, nozes ou pinhões, e coentros triturados com um liquidificador. Ficará com um molho verde muitas vezes usado para peixe.

Escolha a melhor courgette

Para fazer courgette grelhada há um tipo específico de courgette que quer comprar: a mais pequena. Quanto mais pequeno for o legume menos sementes terá. As sementes da courgette deitam bastante água o que pode dificultar o processo de as grelhar.

Se forem pequenas o suficiente nem precisa de as cortar em fatias, mas apenas ao meio no sentido longitudinal. Assim a preparação torna-se mais fácil e consegue temperá-las melhor de qualquer maneira.

Evite escolher courgettes demasiado maduras ou com pontos moles, pois vai ser mais difícil prepará-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top