alheira
arroz de feijão vermelho

Arroz de feijão vermelho: como fazer esta receita para ficar deliciosa

Arroz de feijão vermelho: como fazer esta receita para ficar deliciosa

O arroz de feijão vermelho é um dos mais apreciados acompanhamentos da gastronomia portuguesa, e fazê-lo acaba por ser mais fácil do que aquilo que muitas pessoas pensam. A receita é, afinal, simples e económica.

Para fazer arroz de feijão não é preciso ter um tipo de arroz específico, mas podemos obter resultados melhores escolhendo-o. Por exemplo o arroz carolino acaba por ser mais útil para um arroz com mais molho, enquanto que o estufado é melhor para arroz malandrinho.

Arroz de feijão vermelho perfeito

Esta receita é indicada para um arroz com mais molho no final, ideal para acompanhar alguns pratos de peixe ou para misturar com sobras de frango assado, por exemplo.

Ingredientes necessários:

  • 1 lata pequena de feijão vermelho cozido
  • 300g de arroz
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 1/2 pimento vermelho
  • 1 tomate
  • 2 colheres de sopa de pola de tomate
  • Azeite a gosto
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Salsa a gosto

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir todos os ingredientes necessários para fazer arroz de feijão vermelho e ter a certeza de que nada lhe falta para a receita.
  2. Pique a cebola, a metade do pimento, e os dentes de alho, e corte o tomate em cubos o mais pequenos possíveis.
  3. Coloque num tacho um fio de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola, o louro e o alho picados, e refogue durante alguns minutos.
  4. Junte o pimento e deixe alourar bem, mexendo de vez em quando. Depois junte o tomate.
  5. Refogue até que o tomate se comece a desfazer, e de seguida junte o arroz. Misture muito bem para o arroz absorver todos os sabores de refogado. Tempere com sal e pimenta.
  6. Adicione a polpa de tomate e a lata de feijão vermelho. Misture bem até ficarem todos os ingredientes bem misturados.
  7. Junte 600ml de água para um arroz mais malandrinho ou 800 ml para ter mais molho, e mexa bem. Assim que começar a ferver, tape a panela e deixe cozer em lume médio.
  8. Quando o arroz estiver cozido, junte a salsa picada e apague o lume. Está pronto a servir.

Para ter ainda mais sabor no seu arroz de feijão vermelho, substitua a água por caldo de carne ou de peixe, conforme o prato principal com que vai acompanhar o arroz. Cuidado que se usar caldo em cubo estes podem já vir temperados com sal, logo a quantidade que usa ao temperar deve ser reduzida ou até nula.

Sugestões para comer com arroz de feijão vermelho

Arroz de feijão vermelho combina essencialmente com todos os pratos principais que poderá pensar em fazer, mas há alguns que acreditamos que são melhores para este tipo de arroz específico. Incluem por exemplo os pasteis de bacalhau ou as pataniscas de bacalhau.

O arroz fica também delicioso junto de um polvo cozido, filetes de pescada, ou uma carne assada mais simples e seca. Claro que a estas combinações não poderia faltar uma alheira frita cheia de sabor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top