Quase todos os enchidos portugueses são muito versáteis, pois dá para os usar de várias formas na cozinha. Fazer alheira frita é um excelente exemplo disso, tanto que há várias formas de fritar este enchido.
Apesar de haver muitas receitas com alheira, por vezes o enchido frito acompanhado com batata frita, grelos ou espinafres, e um pouco de arroz é a refeição ideal. A alheira feita deste modo pode ser encontrada de norte a sul de Portugal, em vários restaurantes.
Fazer alheira frita em casa é, no entanto, bastante fácil. A alheira em si é feita com carne de aves, a que se junta pão, banha, alho e colorau. Tem assim uma consistência bem particular e temos de ter algum cuidado antes de a fritar, seja na fritadeira ou na frigideira.
Alheira frita na fritadeira
Como existem dois métodos populares de fritar alheira, temos de passar por ambos. Não existe uma opção certa entre frigideira e fritadeira, e assim a sua preferência terá a ver com a que mais gostar.
Ingredientes:
- Alheiras q.b.
- Óleo para fritar
Modo de preparação:
- O primeiro passo é secar bem as alheiras de ambos os lados. Como a vai mergulhar em óleo, e água reage mal com o mesmo e pode salpicar e levar a queimaduras se tiver muita água na alheira. Passe uma folha de papel de cozinha ao longo do enchido.
- Em seguida, faça um corte ao longo da alheira para que assim que esta entre na fritadeira a pele se separe de imediato.
- Aqueça bem o óleo antes de colocar a alheira. Quando a colocar faça-o com cuidado e com a ajuda de um garfo.
- Coloque um pouco de papel absorvente um prato ou tabuleiro. Quando a alheira estiver bem dourada levante-a do óleo, deixe-a escorrer, e coloque-a no prato.
No vídeo abaixo tem um excelente exemplo de como fazer esta receita. Tenha em conta, no entanto, que se quiser cortar o máximo possível no óleo pode experimentar fazer a alheira numa fritadeira sem óleo.
Compre todos os utensílios de cozinha de que precisa aos melhores preços.
Alheira frita na frigideira
Um outro modo popular de fazer alheira frita é na frigideira. Mais uma vez aqui o que importa é a preparação do enchido, tanto para impedir que o óleo salte e nos queime, como para impedir que a alheira rebente enquanto frita.
Ingredientes necessários:
- Alheiras q.b.
- Óleo para fritar
Modo de preparação:
- Tal como para fritar alheira na frigideira, deve fazer um golpe com a faca ao longo do enchido para a impedir de rebentar. Passe também papel absorvente pelo enchido para impedir salpicos que o possam queimar.
- Coloque o óleo ao lume. O óleo deve ter altura suficiente para chegar ao golpe que deu à alheira, mas não mais ou menos do que isso.
- Quando o óleo estiver bem quente coloque a alheira, que vai começar a fritar de imediato. A pele vai sair completamente durante o processo.
- Deixe fritar alguns minutos e vire a alheira para fritar do outro lado. Deixe por mais uns minutos e retire-a do óleo.
- Como na última receita deixe escorrer o óleo, e coloque a alheira frita num prato ou tabuleiro com papel de cozinha para absorver o óleo em excesso.
No vídeo abaixo tem um exemplo de como fazer a alheira na frigideira deste modo.
Existem ainda outras formas de fazer alheira frita. Pode por exemplo retirar a pele do enchido e cortá-lo aos pedaços, para depois o fritar com pouco óleo numa frigideira, quase como se estivesse a fazer um refogado. O resultado não será bem o mesmo, mas a verdade é que quanto menos óleo acabar por usar, melhor.
Para acompanhar a sua alheira pode optar pelo tradicional: batata frita, arroz branco, e legumes cozidos ou assados no forno, temperados com sal e pimenta. Grelos e espinafres salteados são opções bastante populares de norte a sul de Portugal.
Para beber pode acompanhar com um vinho tinto seco, mas se não apreciar bebidas alcoólicas um refrigerante também serve.
Imagem de destaque via Shutterstock.