É certo que a alheira é um dos enchidos mais tradicionais da gastronomia nacional e um dos mais deliciosos, especialmente quando preparado no forno. Por isso, apresentamos de seguida 3 deliciosas receitas de alheira no forno para experimentar em casa e impressionar os seus amigos e familiares.
Segundo reza a história, a alheira foi criada pelos cristãos novos em Portugal, que encontraram neste enchido alternativo uma forma e continuarem a seguir a sua religião judia sem ninguém suspeitar.
É que a alheira é preparada com carne de aves em vez do tradicional porco, o que lhes permitia enganarem os restantes cristãos que acreditavam assim que eles estavam devidamente convertidos, ao verem-nos a preparar carne de porco.
Os mais céticos e pragmáticos, dizem que isto não passa de uma lenda popular de contornos românticos e que o aparecimento da alheira se deu mais devido à necessidade de conservar as carnes de aves para consumo próprio.
Alheira no forno em pão alentejano
Ingredientes necessários:
- 1 pão alentejano com cerca de 650 gramas
- 1 alheira sem pele
- 150 gramas de queijo ralado emmenthal
- 150 gramas de queijo ralado mozarela
- maionese q.b.
- azeitonas pretas descaroçadas
- 1 dente de alho
- orégãos secos q.b.
- pimenta preta q.b.
Método de preparação:
- Comece por preparar a alheira, ao cortá-la em pedaços pequenos. Guarde-a numa tigela. De seguida, esmague 1 dente de alho e junte-o à alheira.
- De seguida, misture na tijela 150 gramas de queijo ralado emmenthal e 150 gramas de queijo ralado mozarela. Adicione também 5 colheres de sopa de maionese. Tempere tudo com pimenta preta a seu gosto e misture bem, até ficar com uma pasta bem homogénea. Finalmente, acrescente cerca de 50 gramas de azeitonas já sem caroço, devidamente cortadas em rodelas, juntamente com duas ou três folhas de orégãos.
- Agora é altura de preparar o pão alentejano. Corte o topo do pão e com cuidado remova todo o seu miolo. Recheia o pão com a pasta de alheira, até ficar bem cheio e aconchegado. Finalmente, polvilhe tudo com o resto das folhas de orégãos.
- Leve o pão ao forno pré-aquecido a 190 graus. Deixe assar durante cerca de 20 a 30 minutos. Certifique-se de que o recheio está bem dourado antes de retirar. Sirva acompanhado de pequenas tostas e com um vinho branco bem fresco. Bom apetite!
Alheira assada com espinafres, ovo, e batata-doce
Ingrediente necessários:
- 2 alheiras
- 200 gramas de espinafres frescos
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- azeite q.b.
- 2 ovos
- 2 batatas-doces
Método de preparação:
- Num tabuleiro próprio para ir ao forno, pique duas alheiras com um garfo ao longo do seu comprimento, para não rebentarem. Depois, com o forno pré-aquecido a 180 graus, deixe assar entre 20 a 30 minutos, até estarem bem tostadas.
- Lave 2 batatas-doces e corte-as em rodelas. Tempera-as numa taça com sal e um fio de azeite. Envolva-as bem e coloque-as num tabuleiro, mas com cuidado para que não fiquem sobrepostas. Leva-as também a assar ao forno, até ficarem douradas.
- Prepare agora 200 gramas de espinafres frescos. Numa frigideira com um fio de azeite, saltei-os até que fiquem murchos. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Aproveite a mesma frigideira para estrelar 2 ovos.
- A sua receita está agora pronta a servir. Emprate as alheiras com os ovos e os espinafres a acompanhar, juntamente com as rodelas de batata-doce. Sirva com um vinho tinto seco e encorpado e faça bom apetite.
Alheira no forno assada
Ingredientes necessários:
- 2 alheiras
- 4 batatas
- 1 ovo
Método de preparação:
- Comece por pré-aquecer o forno a 200 graus. Num tabuleiro para ir ao forno, coloque as 2 alheiras e pique-as com um garfo ao longo do seu comprimento, para que não rebentem. Leve-as ao forno e após 15 minutos vire-as e lado.
- Ao fim de 30 minutos deverão estar prontas, com ambos os lados devidamente crocantes e tostados.
- Estrele um ovo numa frigideira com um fio de azeite. Lave quatro batatas, corte-as em tiras e frite-as na fritadeira até ficarem bem douradas. A sua receita estará então pronta a ser servida. Acompanhe com um vinho branco bem fresco ou com um vinho tinto seco. Bom apetite!