alheira
arroz de feijao manteiga

Como fazer arroz de feijão manteiga

O feijão manteiga, quando bem feito, é um dos mais saborosos tipos de feijão que temos e combina perfeitamente com várias receitas tipicamente portugueses. Assim, é importante saber como fazer arroz de feijão manteiga para melhorar o seu leque de receitas.

O arroz de feijão manteiga pode, por exemplo, ser usado em conjunto com filetes de pescada que fica uma delícia, junto de uma salada típica de alface, tomate e cebola. São receitas simples e fáceis de preparar, mas que fazem a diferença.

A qualidade do feijão manteiga é nesta receita tão importante quanto o tipo de arroz usado. Para um arroz mais malandrinho poderá optar por usar arroz vaporizado, enquanto que se quiser um pouco mais de caldo e misturar outros ingredientes, o ideal será usar um arroz carolino, por exemplo.

Arroz de feijão manteiga simples

Nesta receita vamos fazer arroz de feijão manteiga malandrinho, usando duas medidas de água para cada uma de arroz. Para ter mais caldo deverá aumentar ligeiramente a proporção de água.

Ingredientes necessários:

  • 400g de arroz
  • 400g de feijão manteiga cozido
  • 1 cebola
  • 2 tomates
  • 3 dentes de alho
  • 1 cenoura
  • 1 folha de louro
  • Sal a gosto
  • Azeite

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir todos os ingredientes necessários para fazer o seu arroz de feijão manteiga sem lhe faltar quaisquer ingredientes.
  2. Pique a cebola e os dentes de alho, pele os tomates e corte-os em pequenos cubos. Rale a cenoura e prepare o feijão.
  3. Num tacho coloque um fio de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola, o louro e os alhos picados deixe regoar até a cebola alourar.
  4. Junte a cenoura ralada, o tomate, e o feijão manteiga e mexa muito bem. Junte de seguida o arroz e mexa bem para este absorver os sabores de todos os ingredientes.
  5. Junte a água e deixe ferver. Quando levantar fervura baixa para lume brando e deixe cozinhar lentamente o arroz.
  6. Tempere com sal a gosto e quando o arroz estiver cozido estará pronto a servir. Decore com um pouco de salsa.

Note que a receita acima é apenas uma das muitas formas de fazer arroz de feijão manteiga. Há receitas ode se passa à frente o refogado e em vez disso se opta por apenas cozer o feijão com o arroz de forma normal, como pode ver no vídeo abaixo:

É importante também salientar que a receita acima é apenas uma receita base que pode ser alterada de várias formas: pode juntar ingredientes como bacon, chouriço, coube, ou outros legumes por exemplo.

Para que o seu arroz fique ainda mais saboroso, use a água de feijão ou caldo de legumes ou peixe para cozinhar o arroz, dando-lhe algum sabor extra durante o processo de cozedura.

Este arroz pode ser usado também para acompanhar enchidos como alheiras, mas é mais provável que combina bem com peixe cozido. Experimente com pataniscas, bacalhau, ou filetes de pescada.

Outras receitas:

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top