As lulinhas fritas são uma receita bastante conhecida e há várias formas de a fazer, mas à Algarvia é das mais conhecidas em Portugal. A receita usa ingredientes que provavelmente já tem em casa, mas que combinados como deve ser levam a uma delícia no final.
Para fazer lulinhas fritas vai precisar de ingredientes que acabam por ser muito comuns na nossa gastronomia, e que estão presentes nas mais tradicionais receitas. Estas lulinhas comem-se não só em restaurantes, mas também em casa.
Lulinhas fritas à Algarvia
Ingredientes necessários:
- 1.2 kg de lulinhas limpas
- 3 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1/2 copo de vinho branco
- Sumo de limão q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Coentros q.b.
- Azeite q.b.
Modo de preparação:
- Comece por reunir todos os ingredientes necessários para preparar as suas lulinhas fritas para se certificar de que nada lhe falta.
- Lave e limpe bem as lulas para remover quaisquer impurezas que possam ter. Tempere com sal, pimenta, vinho branco e sumo de limão. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos.
- Leve-as ao lume uma frigideira com um fio de azeite. Nela, refogue o alho picado juntamente com as folhas de louro.
- Quando começar a ficar douradinha a cebola, junte as lulinhas e comece a fritá-las em lume brando, mexendo um pouco para deixar fritar.
- Deixe reduzir a água que se forma nas lulinhas e polvilhe-as com os coentros picados. Deixe reduzir mais um pouco e desligue o lume. Polvilhe com mais coentros picados.
Dicas para fazer as melhores lulinhas fritas
Para ter a certeza de que faz as melhores lulinhas fritas possível, certifique-se de que as limpa e lava bem, pois quaisquer impurezas que possam passar para o prato final terão um sabor amargo que vai estragar o prato final.
Certifique-se também de que tempera e marina as lulinhas para ganharem todo o sabor do vinho branco e do sumo de limão. Depois de as fritar, pode ainda usar a marinada para fazer um molho a seu gosto, mas normalmente são servidas no azeite temperado com alho da fritura.
Evite cozinhar demasiado as lulinhas para não perderem sabor. Com a prática conseguirá perceber melhor o ponto certo em que devem ficar, mas por norma a fritura com a redução da água que se cria será o ideal.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.
O melhor acompanhamento para estas lulinhas fritas à Algarvia será um pouco de pão saloio, batata cozida, e se quiser também uma tradicional salada de alface e tomate. Regue a batata e o pão com azeite e um pouco de coentros para melhorar a apresentação e o sabor no final.
Existem centenas de variações a esta receita, algumas trocando os coentros pela salsa, algumas cozendo as lulas primeiro, e outras usando diferentes temperos.
Tendo em conta potenciais variações desta receita, lembre-se sempre que o importante será combinar o sabor do alho, do sumo de limão, dos coentros e do vinho branco com as lulinhas fritas.