alheira

8 Truques para cozer moelas que vai querer experimentar

Moelas bem feitas são um ícone da gastronomia portuguesa, logo há sempre um forte interesse nos melhores truques para cozer moelas.

Falar de moelas é falar de bom petisco, de boa companhia, de um bom vinho ou de uma cerveja gelada a acompanhar. 

As moelas levam-nos a recordações felizes e a momentos especiais, quer em casa de familiares ou amigos, quer numa festa de aldeia ou na tasca da esquina.

A forma mais simples de cozer moelas

O primeiro passo para preparar um belo petisco de moelas é higienizá-las bem. Para isso, as moelas devem ser lavadas em água corrente. Verifique se a película amarela que fica na parte interna, aquela zona mais rugosa, foi completamente retirada.

Depois é só colocar numa panela com água, sal e algumas plantas aromáticas. 

Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.

É importante que a água esteja, pelo menos, dois dedos acima das moelas. As moelas demoram algum tempo a cozer, logo é necessário ter cuidado para que a água não evapore na totalidade ao longo do tempo. Sempre que achar necessário, acrescente mais um pouco de água quente.

Deixe cozinhar por uma hora e meia e tem as moelas preparadas para usar em qualquer outra receita.

Não há uma forma rápida de cozinhar as moelas. 

Elas precisam de tempo, logo tenha em conta que quando as for preparar tem esse tempo disponível para acompanhar o processo.

Leia também: Moelas estufadas: receita para ficarem bem tenras

O truque para cozer as moelas e servir de imediato

Há quem chame de truque e quem diga que é a receita mais tradicional portuguesa. A realidade é que, ao cozinhar as moelas da forma descrita anteriormente, pode depois usá-las de diversas formas. 

A maneira mais tradicional de servir moelas é guisadas. Naturalmente, pode fazer um refogado à parte e adicionar as moelas que já tem cozinhadas. Também pode preparar o petisco logo de uma vez. 

Então só tem que fazer o clássico refogado, com cebola, tomate, sal, vinho branco e os temperos que mais gosta. Coloque no refogado as moelas limpas e cortadas. Deixe cozinhar cerca de uma hora e meia. 

Tenha em atenção que deve ir mexendo de vez em quando e retificando a quantidade de líquido sempre que necessário. E as moelas saem diretamente do tacho para a mesa.

8 Dicas para cozer moelas que vai querer usar

‘Martele as moelas’

Embora não seja um procedimento muito comum, algumas pessoas optam por “martelar” as moelas a fim de as tornar mais macias, seguindo o mesmo costume usado por muitos com os bifes.

Este processo faz com que as fibras musculares quebrem, tornando o processo de cozimento ligeiramente mais rápido.

Limpe as moelas e deixe-as em água com limão

O sabor deste produto é bem característico. Algumas pessoas sugerem deixar as moelas, pelo menos, 30 minutos em água com rodelas de limão. 

Dizem que este truque para cozer moelas ajuda a retirar algum sabor mais intenso que muitas pessoas não apreciam nas moelas.

Use vinagre para as limpar

Outro truque muito usado é utilizar água com vinagre, em vez do limão, para deixar as moelas repousarem por algum tempo. Geralmente entre meia hora e duas horas. 

Este processo ajuda a retirar todas as impurezas que possam resistir a uma lavagem e limpeza em água corrente.

Escalde as moelas antes de cozinhar

Este é um dos truques para cozer moelas que é usado por dois motivos diferentes: O primeiro para que as moelas cozinhem mais rapidamente, no entanto não conseguimos garantir que resulte.

O segundo para que o sabor intenso das moelas diminua, pois ao escaldar as moelas, vai desprezar a água usada, onde concentra os responsáveis por esse sabor.

Estufe as moelas assim que as limpar

Se gosta de moelas e todos a quem as vai servir também gostam, pode seguir o truque mais simples de todos que é limpar, cortar e estufar de imediato. A maior parte das receitas segue este processo. 

No entanto, pode sempre experimentar os vários truques para perceber as diferenças de sabor que eles proporcionam e optar por aquele que tornam as moelas mais saborosas ao seu palato.

Cozinhe na panela de pressão

Este é um dos truques para cozer moelas que não serve para todos. Algumas pessoas até usam com sucesso a panela de pressão, enquanto outras evitam a todo o custo. Demora tempo, pelo menos 40 minutos, depois de atingir a pressão. 

Alguns chefs são críticos em relação ao uso da panela de pressão, pois defendem que o sabor fica demasiado intenso.  

Tendo em conta que também é um processo moroso, mesmo com a panela de pressão, se costuma ter pessoas muito críticas em relação ao sabor, provavelmente será uma boa ideia evitar a panela de pressão.

Sirva as moelas de diferentes maneiras

Depois de cozidas, pode servir este produto de diferentes maneiras. Embora a mais comum seja em guisado ou estufado, experimente algumas variações.

Uma sugestão é escorrer bem e saltear. Para fazer isso, use um bom azeite e muito alho, que combina bem.

Outra dica é acrescentar na frigideira, em vez do alho, cebola cortada em quartos ou chalotas e envolver até a cebola estar dourada. 

Em combinações mais arrojadas, experimente adicionar no final um ramo de coentros, poejos ou salsa, dependendo do seu gosto.

Outra forma de apresentar este petisco é em espetadas. Se escolher esta forma, corte as moelas só ao meio quando as for cozinhar. 

Depois é só pegar num palito de churrasco, espetar as moelas, pode alternar com cebola e pimento, salpicar com alho e levar a grelhar, na chapa ou na brasa. Esta forma de apresentar é diferente e prática para uma entrada num churrasco. 

Varie no tipo de moelas

Tradicionalmente, as moelas mais usadas em petiscos são as de frango. No entanto, não precisa se limitar a elas. Cada vez é mais comum encontrar disponíveis de pato e de peru. 

A única coisa que deve ter em conta é que os tempos de cozimento podem ser diferentes. Assim, a forma mais prática de verificar se as moelas já estão prontas para degustar é espetando a ponta de uma faca. 

Se entrar sem que a moela ofereça resistência, de forma suave, pode considerar que está na hora de desligar o fogão. Caso contrário, aguarde mais 15 minutos e teste novamente.

Um truque prático e aplicado a quase todos os pratos, na cozinha e que com este petisco funciona muito bem, é deixar repousar, pelo menos cinco minutos, antes de servir. Retire do fogão, ou simplesmente desligue-o e deixe-as repousar.

Os melhores temperos para cozer moelas

Não há dúvida que a forma como temperamos a comida faz toda a diferença no resultado final. Pode emprestar, ao mesmo ingrediente principal, um sabor tradicional português ou mais arrojado, lembrando outras paragens.

Moelas combinam com louro, alho e alecrim. Estas aromáticas podem ser adicionadas logo durante o cozimento, mesmo quando o faz apenas na água para depois fazer a preparação final.

Claro que a pimenta ou o piri-piri é fundamental para este prato, com toque tradicional. Isto porque os petiscos são sempre acompanhados de uma cerveja fresca, de uma típica sangria ou de um belo copo de vinho. 

E o picante ajuda a que esta combinação fique perfeita.

Pode ainda usar outras ervas aromáticas para temperar, como os orégãos, a salsa e os coentros.

Em relação às especiarias, a mais comum e quase obrigatória é o colorau. Se tem em casa, use. Caso não utilize esta especiaria na sua cozinha, pode substituir por açafrão ou pimentão doce moído. 

Além do sabor inconfundível destas especiarias, elas servem para acentuar a cor e tornar o resultado final mais atraente.

Outro elemento muito usado é o cravinho. É tradição colocar na comida sempre um número ímpar de cravinhos.

Os cominhos apresentam também um sabor bem interessante e que combina com moelas estufadas.

Resumindo, as ervas aromáticas dão o sabor tradicional que se quer com este prato e as especiarias tornam o prato mais quente, o que ajuda a contrastar com o típico acompanhamento que é servido no copo.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

back to top