Receitas com massa folhada incluem tartes, tanto doces como salgadas, além de ser usada para outros fins um pouco por todo o mundo. A sua origem remonta ao antigo Egipto, mas terá se consolidado na gastronomia ocidental a partir do século XVII.
A história atribui a sua popularidade ao pintor e cozinheiro Claude Lorrain, mas essa é provavelmente uma interpretação abusiva, uma vez que existem várias outras referências à utilização da massa folhada na cozinha em séculos anteriores.
Seja como for, a massa folhada é um ingrediente muito importante na gastronomia e, particularmente, na doçaria. Em Portugal isso não muda, com o pastel de natal, que é o doce típico mais tradicional do nosso país, a ser confecionado numa base de massa folhada. E o que dizer de toda a tradição centenária da pastelaria conventual que temos?
A massa folhada é sem dúvida um dos mais populares ingredientes na nossa gastronomia, sendo até usado em várias receitas com alheira, entre muitas outras.
Folhado de salmão
Para provar que a massa folhada não é exclusiva da pastelaria e da doçaria, começamos esta lista por apresentar uma receita muito saborosa de folhado de salmão. Sim, esta é uma receita de peixe a partir de massa folhada, mostrando como esta é extremamente versátil, combinando muito bem com sabores salgados.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.
Além disso, pode acrescentar espinafres e queijo aos medalhões de salmão para dar um toque extra de sabor e textura. São uma refeição deliciosa e simples de preparar, que faz as delícias até para quem não aprecia particularmente peixe.
Não admira que seja muito popular junto dos mais novos, se bem que é um prato recomendado para miúdos e graúdos.
Tarte folhada de frango
Como referimos na introdução a este texto, a massa folhada é utilizada especialmente como base para tortas. Contudo, estas não têm de ser doces. As tortas podem ser igualmente salgadas, fazendo delas uma ótima alternativa a uma refeição mais rápida, mas também servindo como entrada ou mesmo como lanche ou aperitivo.
Além disso, uma tarte de frango é também uma ótima forma para aproveitar os restos de um frango assado do dia anterior, transformando-o numa nova e deliciosa refeição.
Aproveite para adicionar alho francês, cenoura e cebolinho e terá uma tarte folhada como nunca provou antes. Vai fazer as delícias de todos os seus amigos e familiares.
Folhado de salsicha
Um belo petisco que quase toda a gente adora são os folhados de salsicha. Relativamente simples de se fazerem, especialmente se já se tiver a massa folhada preparada, estes folhados fazem um excelente lanche que acaba por ficar muito em conta.
Feitos em casa acabam por ter ainda mais sabor e podem ser comidos quentinhos, ou alterados a gosto.
Bife Wellington
Não podíamos fazer uma lista de receitas com massa folhada sem incluir o bife Weelington. Afinal de contas, esta é, provavelmente, o mais importante prato da culinária internacional à base desse ingrediente.
E que não é uma torta ou um doce. Ninguém sabe ao certo a sua origem, mas acredita-se que o nome da receita se deve ao Primeiro Duque de Azure, o britânico Arthut Wellesley, que era um amante incondicional desse prato.
A receita de bife Wellington consiste então na preparação da carne de vaca em paté, envolto em massa folhada, e depois assado no forno. Existem várias versões desta receita, em que cada pessoa gosta de dar o seu toque pessoal.
Dizem os entendidos que o prato original deve levar foie gras, mas esta é uma versão mais simples e fácil de preparar, com um preparado de cogumelos
Pizza de massa folhada
Quem costuma utilizar massa folhada certamente que já teve um momento em que tinha uma caixa aberta no frigorífico à espera de uma ideia ou de uma oportunidade para a utilizar. Esta receita é uma resposta a esse momento. Tem convidados e não sabe o que fazer para oferecer? Visitas de última hora? Uma festa de aniversário para preparar? Eis uma sugestão de pizza de massa folhada.
Em apenas 20 minutos pode criar esta entrada ou este lanche, que é tão ou mais delicioso que as pizzas de massa tradicional. A grande vantagem é que, como a massa folhada é mais leve, não se torna um lanche muito pesado, servindo como um aperitivo perfeito. E pode caprichar no topping da pizza, de acordo com os seus gostos mais específicos.
Pastéis de nata
Não há receita tão portuguesa como os pastéis de nata, e a sua grande base é a massa folhada. Esta é das receitas com massa folhada mais reconhecidas a nível internacional, tanto que uma das grandes atrações gastronómicas de Portugal são estes pequenos pastéis.
A receita em si acaba por não ser a mais fácil, e muitas vezes vale mais a pena apenas comprar um belo pastel de nata já preparado, mas ainda assim não há nada como aquilo que é caseiro.
Folhado misto
O folhado misto é uma das receitas com massa folhada mais populares, tanto pela sua simplicidade como pela possibilidade de se alterar a gosto e ser algo mais avançado se assim o quisermos.
A receita no vídeo é bastante simples, mas para algo mais elaborado experimente usar cogumelos, mostarda Dijon, orégãos, ou até um pouco de chouriço. Não se vai arrepender.
Sopa com casca de massa folhada
E para terminar algo completamente inesperado: uma sopa de massa folhada. Particularmente popular no outro lado do Atlântico, no Brasil, esta é uma sopa que tem ainda uma apresentação muito específica, que a tornam numa opção perfeita para refeições e jantares mais especiais e formais.
É uma sopa ideal para os dias frios, para comer acabada de preparar, quando ainda está em quente. A sua origem vai buscar inspiração à famosa sopa Élysée, da gastronomia tradicional francesa, que foi criada pelo chef Paul Bocuse para um almoço com o próprio presidente d República de França.