alheira

7 Receitas com frango em pedaços: soluções rápidas e saborosas

O mundo pode dividir-se em dois tipos de pessoas: os que preferem as pernas e as asas do frango; e os outros, que preferem o peito. É certo que os do primeiro grupo até podem apreciar a carne mais tenra do peito e os do segundo grupo até podem apreciar de quando em vez uma perna, mas receitas com frango aos pedaços, no entanto, satisfazem todos.

Obviamente que estamos a exagerar, mas a verdade é que a carne das pernas ou das asas do frango é muito diferente da do peito. E, por isso, também as receitas que têm o frango como base são bem distintas consoante a parte do animal que utilizam.

Frango salteado com pimentos

Uma das grandes vantagens do frango é que é extremamente versátil. Não só combina com praticamente tudo, como existe uma variedade imensa de receitas diferentes que podemos experimentar.

Possivelmente nunca ninguém contou quantas formas diferentes de cozinhar frango existem, mas se tivéssemos que apostar diríamos que são mais de 365, uma por cada dia do ano. E de entre as várias receitas com frango em pedaços, esta é uma das mais saborosas. Tão saborosa e igualmente fácil de preparar.

Além disso, resulta num prato extremamente colorido, já que pode misturar pimentos verdes, vermelhos e amarelos. Basta uma unidade de cada, um ou dois peitos de frango desfiados em tiras pequenas, sumo de limão, pimentão-doce, azeite, sal, alho, cebola e coentros, arroz e feijão encarnado. É ainda um prato muito saudável, com baixo teor de calorias e de gordura, até porque o peito do frango é a parte mais saudável do animal.

Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.

Frango à Brás

O Bacalhau à Brás é, talvez, uma das receitas de bacalhau mais consensual, porque agrada até mesmo a quem não gosta de peixe. Tudo por causa da mistura com a batata-palha e o ovo. Diz a história que essa receita foi criada por um taberneiro do Bairro Alto, em Lisboa, de seu nome Brás (ou Braz, dependendo de como aparece grafado), tendo tornando-se tão popular que ultrapassou mesmo a fronteira. Atualmente, é muito fácil encontrá-lo nos restaurantes de Espanha sob a designação de “Bacalhau à Portuguesa”.

No entanto, uma ótima alternativa a esta receita é a sua versão com frango em pedaços. O Frango à Brás é delicioso, simples de preparar e uma alternativa a todos aqueles que não apreciam particularmente bacalhau. Pode ainda substituir a batata-palha por alho francês, caso procure uma opção mais saudável, e trocar alguns dos legumes salteados. Tudo depende do seu gosto pessoal, já que este é também um prato muito versátil.

Frango à tailandesa

Já aqui escrevemos que o frango é uma carne extremamente versátil, que permite confecionar uma variedade enorme de receitas, com diferentes sabores, aromas e texturas. O que ainda não tínhamos referido é que, de forma muito simples e rápida, o frango permite também viajar até ao outro lado do globo e experienciar os sabores exóticos da gastronomia da Tailândia. Tudo cortesia desta receita de Frango à tailandesa.

Como a maioria da cozinha asiática, este é um prato muito picante. Claro que pode reduzir a quantidade de malaguetas a utilizar, mas esta é uma receita indicada especialmente para quem gosta de comida picante.

É também um prato muito particular, com um travo doce, que é dado pelo açúcar amarelo, que combina muito bem com o molho de soja. E o melhor de tudo é que é muito fácil de confecionar, até mesmo para quem nunca experimentou preparar comida tailandesa antes.

Frango gratinado com molho gorgonzola

Gorgonzola é uma localidade situada nos arredores de Milão, em Itália, de onde é originário o queijo homónimo. É um queijo azul, confecionado a partir de leite de vaca, com uma textura cremosa, um odor intenso e um sabor muito particular e extremamente agradável. É, por isso, o queijo perfeito para preparar o molho desta receita com frango em pedaços.

Esta é uma receita muito simples de preparar, que serve ainda para aproveitar de forma rápida os restos do frango que possa ter do dia anterior. Apenas necessita de desfiar a carne, preparar o molho a partir do queijo Gorgonzola e levar tudo ao forno e gratinar no final.

É uma receita bastante suave, em que a carne fica tenra e cremosa, permitindo envolver com o molho de forma deliciosa.

Leia também: Frango estaladiço no forno: como fazer

Quiche de frango

A quiche de frango é uma receita com massa quebrada com várias vantagens. A primeira é que é tão simples de preparar quanto deliciosa, além de que é uma forma de aproveitar os restos do frango que possam ter sobrado do dia anterior.

E, finalmente, porque uma quiche é um prato altamente versátil, que pode ser servido como entrada, como refeição principal ou até como um lanche rápido.

Além disso, depois de preparada a base da quiche, a forma como compreenda a receita é completamente ao seu desejo. Esta versão que lhe trazemos aqui é com cogumelos e bacon, mas pode substituir estes dois ingredientes por outros que prefira.

Além disso, se procura uma opção mais saudável, pode optar por uma quiche de frango e legumes. Tudo depende do que realmente deseja e necessita.

Empadão de frango

Já que estamos a falar em aproveitar os restos do frango, então não há como ignorar uma receita de empadão de frango. Afinal de contas, esta é a forma perfeita de não desperdiçar os restos do frango assado do último jantar. Além disso, pode aproveitar todos os pedaços do frango. Desfie muito bem o peito, as asas e as pernas e prepare o mais delicioso empadão que jamais provou a partir desta receita que lhe apresentamos aqui.


Além disso, o empadão de frango é também muito fácil de confecionar. Até os menos habituados aos assuntos da cozinha conseguem seguir esta receita de forma simples.

Claro que o ideal é preparar os eu próprio puré de batata, mas se não tiver tempo pode optar pelo instantâneo. Atualmente, existem já muitas marcas no mercado com um ótimo puré de batata instantâneo, tão bom quanto o caseiro.

Estrogonofe de frango

Não podíamos terminar esta lista de receitas com frango em pedaços sem mencionar o clássico estrogonofe. Este é um prato originário da culinária russa, em que a carne é preparada e servida num molho de creme de leite.

À medida que o prato se foi disseminando por todo o mundo ocidental, foram surgindo variações adaptadas aos paladares locais, como é o caso do estrogonofe de frango.

O estrogonofe pode ser servido com arroz e batata frita, mas se preferir pode optar antes também por uma salada. Afinal de contas, essa é uma opção mais saudável. Seja como for, é na forma como preparara a carne de frango e, especialmente, o molho, que faz toda a diferença no estrogonofe. Bom apetite!

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

back to top