alheira
moelas estufadas

Moelas estufadas: receita para ficarem bem tenras

As moelas estufadas são uma receita tipicamente portuguesa. São comidas um pouco por todo o país como um petisco delicioso que combina com um molho forte e pão usado para aproveitar todo esse molho.

As moelas em si são, por parte, algumas partes dos animais menos apreciadas noutro tipo de receitas e sobretudo usa-se o frango. No entanto, para fazer moelas não é preciso saber muitos detalhes pois pode apenas ir ao talho e é servido de moelas pedindo-as.

Moelas são, modo geral, de carnes de aves como frango, pato ou peru. Antes de feitas as moelas podem fazer um pouco de impressão, mas no final são dos mais deliciosos petiscos que há. Aqui vamos ver como fazê-las estufadas e com um delicioso molho a acompanhar com pão.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

Moelas estufadas tenras

Quando se prepara moelas estufadas é importante que fiquem tenras, senão quase ninguém as vai querer comer. Mesmo que tenham um sabor forte, a textura pode ser o suficiente para as deixar de lado, especialmente a quem fazem impressão.

Ingredientes necessários:

  • 1 kg de moelas de frango
  • 250g de cebola
  • 6 dentes de alho
  • 1 folhas de louro
  • 1 malagueta
  • 250 ml de água
  • 300 ml de cerveja preta
  • 150 ml de polpa de tomate
  • Sal q.b.
  • Azeite q.b.
  • Coentros a gosto

Modo de preparação:

  1. Comece por lavar e limpar muito bem as moelas. Reúna todos os ingredientes de que vai precisar para fazer moelas estufadas.
  2. Pique a cebola e o alho finamente. Retire as sementes à malagueta se a usar em vez de piripiri.
  3. Coloque um fio de azeite num tacho e deixe aquecer. Junte as moelas depois de limpas e deixe-as refogar e cozinhar um pouco.
  4. Junte de seguida a cebola, o alho, e a folha de louro. Mexa bem e junte a malagueta.
  5. Quando a cebola estiver douradinha, junte a água e tempere tudo com sal. Deixe ferver durante cerca de 15 minutos e junte a cerveja preta.
  6. Deixe cozinhar e vá testando as moelas até verificar que estão tenras. Quando estiverem, junte a polpa de tomate e deixe ferver mais uns 10 a 20 minutos.
  7. Como toque final junte os coentros já picados e desligue o lume. Deixe repousar durante pelo menos 20 minutos.

A receita acima deverá ser o suficiente para servir até 6 porções, e demora mais de uma hora a fazer, logo prepare-se com algum tempo de antecedência.

 Dicas para as melhores moelas estufadas

Como viu, fazer moelas estufadas tenras acaba por não ser o mais desafio culinário de sempre, até porque consegue controlar com algum rigor quão tenras as moelas ficam à medida que vão estufando.

Para fazer as melhores moelas estufadas deverá sempre ir confirmando a quantidade de líquido que ainda tem no seu tacho, pois à medida que vai cozinhando este vai evaporando. O ideal será no final ter apenas um pouco de molho espesso para servir juntamente com as moelas.

Pode substituir a malagueta por picante em molho, mas o sabor fica um pouco menos natural. Do mesmo modo, pode substituir a polpa de tomate por tomate triturado, mas vai perder aqui um pouco de doçura e a consistência final será um pouco mais difícil de acertar.

Certifique-se de que acompanha as suas moelas estufadas com pão fresco ou arroz soltinho. O pão é necessário para pelo menos aproveitar todo o molho das moelas, enquanto o arroz ajuda a tornar este petisco numa autêntica refeição.

Outras receitas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top