alheira
pequeno almoco ingles

Pequeno almoço inglês: como fazer para si um dos prazeres dos hotéis

Quando estamos num hotel, os ovos mexidos de manhã com alguns legumes e fruta são uma delícia, bem como o feijão e o bacon. Este é o chamado pequeno almoço inglês, ou english breakfast, e pode fazê-lo com facilidade em casa.

Para tal vai precisar apenas de técnicas de cozinha simples e ingredientes fáceis de encontrar em qualquer supermercado. Prepare uma manhã cheia de atividades pois este pequeno almoço é rico em tudo, incluindo hidratos de carbono.

Note que há várias versões deste tipo de pequeno almoço que variam também de acordo com a sua preferência: alguns ingredientes usados pode não gostar, mas pode sempre fazer algumas sugestões. Depois da receita, deixamos algumas dicas sobre substituições.

Como fazer um pequeno almoço inglês

Nesta receita vamos usar os ingredientes mais tradicionais, mas se não gostar de alguns pode sempre excluir. Vamos também usar a morcela – black pudding em Inglaterra – para ter mais sabor e um toque mais português.

Ingredientes necessários:

  • 2 ovos
  • 4 fatias de bacon
  • 2 salsichas
  • 2 fatias de pão de forma
  • 3 cogumelos Paris frescos
  • 1 lata de feijão em molho de tomate
  • 2 rodelas grossas de morcela
  • 2 tomates chucha
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Modo de preparação:

  1. Reúna todos os ingredientes que vai usar no seu pequeno almoço inglês pra que nada lhe falte.
  2. Corte os cogumelos em quartos e prepare as rodelas de morcela, reserve o resto do enchido. Numa frigideira coloque as salsichas para cozinharem primeiro. Deixe-as cozinhar lentamente até ficarem douradas.
  3. Coloque na mesma frigideira as fatias de bacon, e deixe cozinhar por cerca de 2 a 4 minutos de cada lado. O tempo vai depender do quão crocante o quer.
  4. Corte os tomates ao meio e leve-o ao forno por cerca de 15 minutos até ficarem assados.
  5. Depois de cozinhar as salsichas e o bacon reserve-os. Coloque um fio de azeite na frigideira e refogue os cogumelos. Evite mexê-los muito para não saírem os sucos naturais dos mesmos.
  6. Entretanto, aqueça o feijão em molho de tomate num tacho em lume brando.
  7. De seguida frite as rodelas de morcela na frigideira e estrele os ovos. Torre as fatias de pão.
  8. Num prato largo sirva as fatias de pão, o bacon, as salsichas, os ovos, a morcela, os cogumelos, o tomate, e o feijão em tomate.
  9. Sirva tudo acompanhado de sumo de laranja natural e café.

O pão, note, não precisa necessariamente de ser de forma, mas precisa de estar fatiado para o servir torrado. Pode juntar manteiga ao pão.

Se preferir, em vez de fazer ovos estrelados pode fazer ovos mexidos como é mais comum ver nos hotéis. Alternativamente pode optar por ovos escalfados, mas estes serão um pouco mais difíceis de fazer.

Pequeno almoço inglês a seu gosto

Este pequeno almoço, como o nome sugere, é tradicional na cultura inglesa e assim tem alguns ingredientes que, preparados da forma que são, não são os preferidos em Portugal. Muitas pessoas optam por tirar o tomate assado e os cogumelos refogados da receita, por exemplo.

Pode substituir estes elementos por outros, nomeadamente por fruta. É comum o pequeno almoço inglês ser acompanhado por fatias de laranja ou toranja, tal como é comum ser acompanhado por pequenos bolos como donuts ou napolitanas.

Segundo a BBC, pode optar também por cogumelos mais lisos para os grelhar, tal como pode usar salsichas com um conteúdo diferente para variar um pouco.

Como viu, não é difícil trazer a sua casa o ambiente de estar de férias num hotel, ou o ambiente de um pub londrino onde este pequeno almoço é tão típico. Apesar de dar um pouco mais trabalho fazer este pequeno almoço, será uma boa forma de quebrar a rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top