alheira
almondegas-no-molho

Como fazer almôndegas estufadas com molho

Almôndegas estufadas com molho de tomate são algo que toda a família pode apreciar e uma espécie de comida de conforto quando o tempo começa a ficar frio, quando o dia corre mal, ou quando precisamos de uma refeição mais simples.

Esta receita de almôndegas estufadas é bastante simples e precisa apenas de alguns truques para criar um molho mais rico e denso, sendo que o máximo que vai precisar é de algum tempo para o deixar reduzir.

Na receita preparamos as nossas próprias almôndegas, mas se preferir pode sempre comprar as almôndegas já preparadas no talho.

Almôndegas estufadas com molho de tomate

Nesta receita vamos acompanhar as almôndegas estufadas com molho de tomate e esparguete, mas pode trocar o molho por outro à sua escolha. O processo é quase igual.

Ingredientes necessários:

Para as almôndegas:

  • Meio quilo de carne picada
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de orégãos secos

Para o estufado

  • 1 lata de tomate pelado
  • 1 cebola
  • 2 tomates
  • 2 dentes de alho
  • 1 cenoura
  • Azeite a gosto
  • Manjericão fresco ou seco a gosto
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • 400g de esparguete

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir todos os ingredientes de que vai precisar para fazer as suas almôndegas estufadas para se certificar de que não lhe falta nada.
  2. Numa tigela funda, misture a carne picada com o alho em pó, os órgãos, a farinha de trigo, e o ovo. Mistura até ter uma massa homogénea.
  3. Molde a carne para fazer as almôndegas e reserve. Pique a cebola, os dentes de alho, e a cenoura e reserve. Corte o tomate aos cubos.
  4. Leve ao lume uma panela com água temperada com sal e um feio de azeite. Quando ferver, coza nela o esparguete.
  5. Leve ao lume uma panela grande com um fio de azeite. Deixe aquecer bem e junte as almôndegas.
  6. Deixe-as cozinhar até ganharem alguma cor e vire-as para ganharem de ambos os lados. De seguida junte a cebola e a cenoura, e misture até a cebola alourar.
  7. Junte os dentes de alho, o tomate e a lata de tomate pelado. Depois encha a lata com água e junte também.
  8. Deixe o estufado começar a ferver e baixe e lume para que ferva devagar por cerca de 30 minutos. Depois de reduzir um pouco o molho, retire as almôndegas com uma escumadeira e triture todos os legumes.
  9. Depois de triturado o molho, junte as almôndegas novamente e tempere com manjericão.
  10. Se quiser o esparguete envolvido em molho, junte-o também e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos.

Esta receita fica melhor com o tradicional esparguete, mas pode usar qualquer outro tipo de massa para acompanhar as suas almôndegas estufadas. No final, pode também acrescentar um pouco de queijo ralado por cima ou outras ervas para o prato ter mais cor e mais sabor.

Note que na receita acima não especificamos que carne picada usar pois fica à sua escolha. Terá almôndegas com mais sabor se usar carne de vaca, mas uma receita mais magra com carne de frango.

Nesta receita fazemos molho de tomate, mas pode fazer outro tipo de molho com as almôndegas no seu interior. Uma combinação de natas com cogumelos pode também ficar muito saborosa. Para ter mais sabor pode juntar à receita enchidos.

Congelar almôndegas estufadas

As almôndegas estufadas com molho de tomate podem-se aguentar entre três a quatro dias no frigorífico, e pode opcionalmente congelar também a receita para durar mais tempo. Se for congelar, não junte o esparguete ao molho pois fica melhor feito fresco.

Para congelar separa as almôndegas do molho e congele-as à parte. Distribua o molho em sacos próprios para congelar  e tente com que fique numa camada fina. Coloque os sacos deitados no congelador para o molho congelar o mais rápido possível.

Para descongelar, comece por colocar o molho numa panela e deixe-o aquecer. Junte depois as almôndegas para aquecerem também junto com o molho. No final junte o esparguete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top