alheira
farinheira no prato

Como cozer farinheira sem rebentar: receita passo-a-passo

Quando não se faz a farinheira com ovos mexidos ou frita como um petisco, o mais provável é cozer farinheira para acompanhar a feijoada, o cozido à portuguesa, ou outros pratos. Por vezes, no entanto, evitar que o enchido rebente pode ser um desafio.

A farinheira, tal como o nome indica, leva farinha, além de massa de pimentão, colorau, vinho, e por vezes também gordura de porco. Tem uma textura mole, mas é incrível quando bem confecionada e combina muito bem com muitos outros ingredientes.

Neste artigo vamos ver como cozer farinheira de modo a que o enchido não rebente, e de modo a que fique no ponto perfeito.

Como cozer farinheira sem rebentar

Vamos ver passo-a-passo o que fazer. O truque para não deixar este ou qualquer outro enchido rebentar é picar a pele, de modo a que a pressão no seu interior não chegue ao ponto de a furar. Para isto há várias técnicas.

Ingredientes necessários:

  • 1 farinheira
  • 2 palitos
  • Sal q.b.

Modo de preparação:

  • Comece por furar a farinheira com um palito em cada uma das suas pontas. Isto vai impedir que o enchido rebente.
  • Coloque no lume um tacho com água para a levar a ferver. Tempere a água com sal, e se desejar ervas aromáticas. Caso queira um pouco mais de sabor, pode pôr um caldo de carne ou vegetais.
  • Coloque a farinheira em água a ferver e deixe cozer. Retire-a e deixe esfriar para que não se desmanche ao cortar.

Note que há outras formas de cozer farinheira sem rebentar. Há quem deixe os palitos de lado e apenas use um garfo para picar a farinheira toda. Se usar este método tem de ter cuidado para depois não a desfazer.

Há ainda quem não pique a farinheira. Pode levá-la a um tacho com água apenas até a pele amolecer. Depois, basta amassar o enchido até o interior ficar distribuído na totalidade, e acabar de o cozer. Esta técnica é um pouco mais arriscada.

De quanto tempo de cozedura precisa a farinheira?

Para cozer farinheira até ao ponto certo, por norma, vai precisar de a deixar na água a ferver durante cerca de 10 minutos, mas coisa menos coisa. A verdade é que o tempo certo de cozedura vai depender da farinheira em si.

O tempo de cozedura também é afetado de acordo com a altura me que coloca a farinheira na água. Se colocar enquanto esta está fria, a farinheira aquece com a mesma, enquanto que se colocar quando a água já está a ferver pode começar a contar logo o tempo de cozedura.

Tenha em conta que se cozer a farinheira durante demasiado tempo, esta provavelmente vai começar a perder sabor e qualidade, portanto certifique-se de que controla o tempo, ou que pelo menos a mantém debaixo de olho.

Caso deixe cozer demasiado, passe a farinheira cozida por água fria para parar o processo de cozedura o mais rápido possível. Pode também fazer isto para a arrefecer mais rapidamente.

Como cozer farinheira congelada

Para preservar a sua farinheira congelou-a antes de a cozer? Não se preocupe, pois a solução é bastante fácil. Se fosse fazer farinheira assada ou cozinhar o enchido de outro modo teria um desafio nas mãos.

Como vai cozer farinheira, precisa apenas de colocar o enchido juntamente com a água ainda fria dentro do tacho, e levar ao lume. Deixe a água aquecer gradualmente, pois à medida que a temperatura desta vai subindo, a farinheira vai descongelado no seu interior.

Quando a farinheira estiver descongelada retire-a do tacho, pique-a com os palitos – ou fure-a com um garfo – e volte a coloca-la na água para acabar de a cozer. Não se esqueça de temperar a água.

Imagem de destaque via Shutterstock.

Join the discussion

  1. Manuel

    Que conselhos úteis, as farinheiras ficaram ótimas. Também usar ervas num produto já com tanto sabor realçou ainda mais !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top