alheira
bola de carnes lamego

Bola de Lamego: uma das maravilhas da gastronomia portuguesa

A Bola de Lamego começou a ser reconhecida em princípios do século XIX, e a sua produção mantém-se até aos dias de hoje, sendo que as melhores receitas vêm ainda da zona de Lamego, mesmo sendo a Bola fabricada em pastelarias por todo o território nacional.

A Bola de Lamego é muito apreciada como merenda e existem muitas variações, sendo que pode ser recheada com carnes, com bacalhau, ou com sardinha. A Bola em si é uma espécie de pão recheado – quase como uma merenda – mas feita de forma diferente com farinha de trigo, fermente de padeiro, água, manteiga, e banha de porco ou azeite.

A receita de Bola de Lamego acredita-se ter sido criada no antigo Convento de Lamego, e é muito apreciada como um lanche, ao pequeno-almoço, como um petisco. Foi candidata às 7 maravilhas da gastronomia nacional, mas acabou por não ser eleita.

Abaixo deixamos uma receita de Bola de carne de Lamego, sendo que para alterar em princípio irá precisar apenas de alterar o recheio.

Bola de carne de Lamego

A Bola de carne de Lamego pode servir como entrada ou como petisco. Em conjunto com uma sopa como o caldo verde pode também fazer toda uma refeição. Este é um petisco muito apreciado em todo o país.

Ingredientes necessários:

Para a bola

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 250 g de margarina
  • 50 g fermento de padeiro
  • 70 g de banha de porco ou azeite
  • 1 gema para pincelar
  • Água
  • Sal q.b.

Para o recheio

  • Chouriço às rodelas q.b.
  • Frango assado desfiado q.b.
  • Presunto em fatias finas q.b.
  • Paio fatiado q.b.

Modo de preparação:

  1. Reúna todos os ingredientes para fazer a Bola de carne de Lamego. Tenha em atenção as quantidades para se certificar que tem o suficiente para a fazer.
  2. Coloque a farinha de trigo temperada com sal a gosto numa tigela funda, e faça no meio um buraco para feita o fermento desfeito em água morna.
  3. Amasse tudo à mão, e depois deixe em repouso até levedar. De seguida, junte a margarina e banha ou azeite e volte a amassar.
  4. Divida a massa em duas partes e estenda-a em rolos. Um dos rolos serve para forrar um tabuleiro de ir ao forno, que deve ser previamente untado.
  5. Coloque por Cima do primeiro rolo, em camadas, o frango, o presunto, o chouriço, e o paio fatiado. Pode optar por chouriço cru ou chouriço assado.
  6. Cubra tudo com a outra parte da massa e una as extremidades de ambas as massas.
  7. Pincele tudo com o ovo batido e leve ao forno a cozer a uma temperatura moderada. Está pronta quando a massa estiver cozinhada.
  8. Sirva quente ou fria.

Fazer a melhor Bola de Lamego

Há alguns segredos importantes a ter em conta para fazer a melhor Bola de Lamego possível, sendo que a primeira é a qualidade dos ingredientes a usar e a quantidade de recheio que coloca entre a massa.

Pouco recheio pode fazer com que esteja apenas a comer massa, enquanto que recheio a mais pode sobressair-se sobre a massa. Aqui o truque fica um pouco ao critério de cada um. No forno, lembre-se que deixar tostar um pouco a massa é bom.

Para obter a melhor Bola de carne de Lamego possível escolha enchidos da melhor qualidade possível. As carnes usadas na receita acima são as mais tradicionais, mas pode naturalmente usar sempre outras carnes a seu gosto como carne de porco frita ou outros enchidos.

Receitas mais modernas da Bola de carne de Lamego envolvem o uso de muitos outros ingredientes para a massa, como os ovos por exemplo, bem como para o recheio, como o queijo e o bacon. Estas alteram um pouco o sabor tradicional, mas são mais contemporâneas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top