alheira

Dourada na brasa: receita e tempero a acompanhar

A chegada do verão e das temperaturas quentes, só pedem duas coisas: bebidas frescas e refeições ligeiras. Os pratos de peixe tornam-se reis nesta época do ano, e um clássico dos dias de verão, é a dourada na brasa

A dourada na brasa é um prato tipicamente português de fácil confeção, mas para isso há que respeitar uma das regras mais importantes na cozinha: um peixe bem fresco, se possível comprado na lota.

A dourada é um peixe muito fácil de encontrar em qualquer lota portuguesa, pois é um peixe que facilmente se encontra ao longo de toda a costa atlântica, incluindo Portugal, Espanha, Mediterrâneo e Norte de África.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

O verão é a altura ideal para aumentar o consumo de peixe e usufruir de todos os seus benefícios. No caso específico da dourada tem múltiplos benefícios pois é um peixe gordo, logo bastante rico em ómega 3 que é um forte anti-inflamatório, aumenta o sistema imunitário e ainda reduz o risco de doenças cardíacas, como o enfarte do miocárdio.

Dourada na brasa com molho de manteiga e limão

Esta receita é ideal para um almoço de verão com familiares e amigos ou para um jantar a dois depois de um dia de trabalho, regado com um belo vinho branco bem fresco, e acompanhado por uma salada.

Pode temperar a dourada apenas com sal, mas o molho fará toda a diferença e é uma maneira inovadora de servir dourada na brasa.

Ingredientes necessários:

  • 2 douradas (podem ser escaladas/cortadas ao meio ou inteiras)
  • 75g de manteiga
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de salsa picada
  • ½ limão
  • Sal a gosto

Modo de preparação:

  1. Comece por preparar as brasas. Depois por limpar bem o peixe, deixando-o sem escamas. Para facilitar o trabalho, pode na hora da compra pedir para lhe arranjarem o peixe.
  2. Depois de limpo, está na hora de o temperar. Para temperar a dourada, como qualquer outro peixe que se coma grelhado, deve usar apenas o sal como tempero. Se colocar limão, o peixe irá ficar mais seco quando estiver a ser grelhado na brasa.
  3. Depois de temperada de sal, coloque a dourada na brasa e deixe-a grelhar até que fique cozinhada.
  4. Enquanto a dourada está a grelhar, pode preparar o molho. Em lume muito brando, coloque um tacho com a manteiga e o alho ralado ou bem picadinho.
  5. Deixe que a manteiga derreta, mas que não levante fervura. Acrescente depois o sumo de limão e salsa picada, e retifique de sal.
  6. Se preferir pode ir pincelando a dourada na brasa com este molho, mas o ideal é apenas verter sobre o peixe já depois de grelhado.

Dicas para uma melhor dourada na brasa

A dourada, apesar de ser um peixe gordo, rico em ómega 3, é um peixe delicado e muito fácil passar o ponto. Quando isto acontece, o peixe fica seco e perde o seu verdadeiro sabor e nutrientes. Para que isso não aconteça, há algo a fazer.

Compre sempre peixe fresco, e se for possível numa lota, e grelhe no mesmo dia para não perder a sua frescura. Coloque apenas o peixe na brasa quando elas estiverem bem quentes.

Isto fará com que o peixe não perca muita humidade no seu interior, prevenindo-se que fique seco e que passe do ponto. Não tirar as escamas também ajuda a reter a humidade no interior do peixe.

Não tempere também demasiado o peixe. Use apenas sal. A utilização de outros temperos, como a pimenta ou ervas aromáticas, irão deformar o sabor autêntico do peixe. Evite também o uso de limão e outros citrinos, este tipo de frutas faz com que haja uma pré-cozedura, que passará despercebida numa fase inicial, causando depois a secura do peixe, para não falar que irão alterar e muito o sabor.

Sirva a dourada grelhada na brasa com umas batatas cozidas e uma salada ou legumes cozidos. Pode também verter o molho de manteiga sobre batatas cozidas a acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top