alheira

Azevias de grão: um doce que tem de experimentar

As azevias de grão fritas são um doce tradicional português muito consumido por altura do Natal. São originárias do Alentejo e desengane-se, pois qualquer semelhança com o peixe homónimo, só mesmo o formato achatado.

Este é um daqueles doces que liberta um forte aroma a canela e aconchega o coração. Tradicionalmente, as azevias são recheadas com um creme de grão, mas o recheio pode ser também de chila, abóbora, batata-doce ou até amêndoa. Todas as opções são deliciosas.

Azevias com recheio de grão fritas

Pois bem, se as azevias com recheio de grão são as mais tradicionais, é por essas que vamos começar. Para este doce vai precisar de alguns ingredientes, mas por norma estes costumam estar na cozinha de qualquer português.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

Ingredientes necessários:

Para a massa:

  • 250 g de farinha
  • 2 colheres de margarina
  • 1 cálice de aguardente
  • Sal

Para o recheio:

  • 50 g de grão
  • 350 g de açúcar
  • 1 limão
  • 2 gemas de ovo
  • 1 dl de água
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparação

  1. Comece por cozer o grão temperado com sal. Depois de cozido, triture até formar uma pasta e reserve. Alternativamente, pode usar grão já cozido.
  2. Triture o grão para fazer puré. Leve o açúcar ao lume juntamente com a água e, após levantar fervura, deixe durante cerca de dois minutos.
  3. Junte ao preparado da água com açúcar o puré de grão e acrescente a canela e a raspa dos dois limões. Deixe ferver durante algum tempo, mexendo sempre até obter um género de “ponto estrada”.
  4. Acrescente as gemas uma a uma e continue a mexer até que estejam cozidas.
  5. Apague o lume e deixe repousar durante algumas horas (de preferência de um dia para o outro).
  6. Coloque a farinha previamente peneirada numa taça e faça uma cova no centro. Aí, coloque a margarina derretida. Faça movimentos de forma circular até toda a massa estar devidamente misturada.
  7. Coloque a aguardente, misture e comece a amassar. Pode adicionar alguns pingos de água (temperada com sal) de forma a retificar a textura da massa.
  8. Polvilhe a bancada da cozinha com farinha e comece a estender a massa com o rolo até ficar muito fina.
  9. Coloque pequenas porções de recheio e corte posteriormente em meias luas.
  10. Frite-as em azeite bem quente e coloque-as em papel absorvente de forma a retirar a gordura.
  11. Ainda quentes, polvilhe as azevias com açúcar e canela.

As variantes com recheio de batata-doce, abóbora ou chila, têm uma preparação semelhante. As azevias fritas com recheio de amêndoa requerem outros passos mas são, no entanto, igualmente saborosas. Todas as versões utilizam raspas de limão, mas pode substituir por raspas de laranja. Entretanto saboreie esta versão de azevias fritas que se parecem com rissóis e têm nome de peixe, mas são bem doces e calóricas.

Fazer esta iguaria em plena época natalícia, será certamente um acréscimo interessante para a sua mesa de Natal. Mas, qualquer altura é boa para se deliciar com umas azevias de grão ainda quentes a acompanhar um chá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top