alheira

Ananas no forno: uma sobremesa saudável e fácil de fazer

Ananás no forno é uma das mais saudáveis sobremesas que temos na nossa gastronomia, e além de ser uma boa fonte de nutrientes é também uma sobremesa bastante fácil de fazer que não fica muito cara, mesmo que feita para muitas pessoas.

O ananás, diga-se, é uma boa fonte de nutrientes. Segundo a médis, o fruto é rico em vitamina C, potássio, e magnésio, além de ter propriedades que reforçam o sistema imunitário e vitaminas A e K, bem como cálcio, zinco, e fósforo.

O fruto é também uma rica fonte de antioxidantes que ajudam a proteger o organismo de radicais livres e diminui a sua negativa influência no sistema imunitário. Tudo isto num fruto relativamente barato que combina muito bem com enchidos portugueses.

Ananás no forno com canela

Esta é uma receita básica de ananás no forno com canela em pó e outros temperos para ficar com uma sobremesa perfeita em apenas alguns minutos que não só satisfaz como faz bem à saúde e tem poucas calorias.

Ingredientes necessários:

  • 1 ananás
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 2 estrelas de anis
  • 1 colher (sopa) de mel
  • Raspas de casca de limão

Modo de preparação:

  1. Comece por descascar e preparar o seu ananás. Corte o fruto em rodelas para as preparar para ir ao forno.
  2. Pré-aqueça o forno a 180º C e coloque o ananás num tabuleiro próprio para ir ao forno.
  3. Numa tigela misture a colher de mel com a canela em pó e as raspas de casca de limão e misture tudo muito bem.
  4. Tempere o ananás com o mel temperado, e coloque as duas estrelas de anis no tabuleiro que vai ao forno.
  5. Leve o ananás a assar durante cerca de 10 a 20 minutos, até ficar douradinho. Sirva com mais algumas raspas de casca de limão.

Se quiser pode servir o ananás ainda quente acompanhado de uma bola de gelado. Apesar de acrescentar algumas calorias à sobremesa, tem de qualquer modo um final de refeição delicioso e mais apetecível.

Outras formas de fazer ananás no forno

Esta é a receita básica de ananas no forno, mas há várias formas de assar este fruto e fazer uma sobremesa deliciosa. Uma outra receita bastante popular envolve embrulhar o fruto em papel de alumínio e levá-lo ao forno durante cerca de uma hora.

Nesta receita o ananás é previamente temperado com mel e canela, e apenas fatiado depois de já estar assado. É muitas vezes assado deste modo para lhe retirar apenas a acidez e acompanhar carnes como a picanha.

Pode também usar o ananás assado no forno para algumas receitas com enchidos. Uma sugestão seria usar o fruto numa receita de morcela com ananás. Esta acaba por ser uma entrada deliciosa que dificilmente esquece depois de provar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top