alheira
lobom recheado com farinheira

Lombo recheado com farinheira: uma receita que tem de experimentar

Lombo recheado com farinheira é uma das receitas com farinheira que tem de experimentar se é fã do enchido: a combinação melhora tanto o sabor intenso da farinheira como o sabor mais atenuado do lombo. Com um bom molho a refeição fica perfeita.

Dados os ingredientes usados na farinheira é preciso ter algum cuidado a fazer esta receita, especialmente para evitar que o lombo acabe por ficar salgado. O objetivo é que a carne não fique seca e fique bem saborosa.

Para tal usam-se alguns truques, mas mesmo que algo corra mal pode sempre fazer por cima algum molho para complementar o seu lombo recheado com farinheira. Pode ainda acrescentar outros recheios além do enchido, como espinafres, castanhas, ameixas, ou ananás.

Tal como vimos na nossa receita de rolo de carne com farinheira, o ananás combina bem com o enchido e com a carne assada, logo é uma combinação a não perder.

Lombo recheado com farinheira simples

Esta será uma receita base, com temperos fáceis, mas que fica deliciosa de qualquer modo. Há várias formas de fazer lombo recheado com farinheira logo poderá adaptar a receita como quiser. Vamos usar lombo de porco.

Ingredientes necessários:

  • 1 kg de lombo de porco
  • 1 farinheira
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de massa de pimentão
  • 2 folhas de louro
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 1 copo de vinho branco
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece esta receita de lombo de porco recheado com farinheira por reunir todos os ingredientes.
  2. Com uma faca afiada tira a pele à farinheira e esmague-a. Use a faca para furar o lombo pela frente ou por cima, de modo a caber no interior a farinheira.
  3. Coloque a farinheira no interior e prenda com palitos ou fio de cozinha.
  4. Numa tigela coloque o alho esmagado, a massa de pimentão, e um pouco de sal e azeite. Misture tudo até obter uma pasta homogénea.
  5. Coloque lombo de porco recheado com farinheira num tabuleiro para ir ao forno, e esfregue o lombo com a mistura de massa de pimentão e alho.
  6. Junte as folhas de louro, o vinho branco, e o cubo de caldo dissolvido em água.
  7. Leve ao forno a 180ºC durante cerca de 1h e 30 minutos.
  8. Corte o lombo às fatias e sirva-os acompanhado de arroz ou massa e legumes.

Note que deve colocar pouco sal na mistura de massa de pimentão, pois a massa em si e a farinheira já podem ter sal e se não tiver cuidado o lombo vai acabar por ficar salgado. Esta receita, no total, deverá acabar por ter um custo inferior a €8 e serve pelo menos cinco pessoas. Em média deve dar perto de €1.5 por pessoa.

Significa isto que fazer lombo recheado com farinheira acaba por ser bastante económico. Pode optar por usar alheira em vez da farinheira se assim o desejar.

Molho para lombo recheado com farinheira

Como juntámos água e vinho branco ao nosso lombo recheado com farinheira quando este foi ao forno, devemos ficar com algum líquido no final com o sabor da carne e da farinheira. Podemos aproveitar este líquido para fazer um molho.

Para tal basta coloca-lo numa frigideira e, à parte, dissolver um pouco de amido de milho em água. Leve o líquido a aquecer a uma frigideira com todos os pedaços que tiver junto, e engrosse-o com a mistura de amido de milho em água.

Deixe o molho engrossar e sirva por cima do lombo de porco fatiado. No vídeo abaixo pode ver o Chef do restaurante Paullu’s a fazer este mesmo molho:

Caso não tenha o líquido depois de o lombo ir ao forno por algum motivo pode sempre optar por fazer outro tipo de molho, como um feito à base de natas. Um popular será o demi-glace. Este é um molho base na gastronomia que demora a fazer, mas pode comprar preparados que basta misturar com água, ou pode fazer uma vez e congelar para usar mais tarde.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top