alheira

Pasteis de massa tenra no forno: receita e dicas

Os pasteis de massa tenra são uma autêntica iguaria em Portugal, mas por serem normalmente fritos costumam-se deixar de lado para dar lugar a outro tipo de petiscos. Fazendo pasteis de massa tenra no forno, o problema já não se põe.

A massa destes pasteis é feita com água, sal, farinha de trigo, e azeite. Basta amassar até formar uma bola e deixar repousar, sendo que o recheio acaba por ser mais a gosto do que outra coisa. Muitas pessoas acabam por nem fazer pasteis só mesmo por causa da massa.

A RTP, através do programa ‘A Praça’ mostrou-nos como fazer uma deliciosa massa tenra para pasteis, com explicações passo-a-passo para que nada falte.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

Pasteis de massa tenra no forno

Tendo em conta que fazer a massa tenra acaba por não ser assim tão difícil, vamos focar-nos na nossa receita de pasteis de massa tenra no forno mais no recheio do que noutra coisa, pois é importante termos a consistência certa neste mesmo.

Ingredientes necessários:

  • 500g de massa tenra
  • 300g de carne picada
  • 50g de chouriço
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 2 dl de leite
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 1 ovo
  • Azeite a gosto
  • Sumo de limão a gosto
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir todos os ingredientes necessários para fazer pasteis de massa tenra no forno. Pique a cebola e os dentes de alho. Corte o chouriço em pequenos cubos.
  2. Coloque um pouco de azeite numa frigideira e leve a cebola e os dentes de alho a alourar. Junte o chouriço e deixe sair alguma gordura.
  3. Se seguida, junte a carne picada e mexa bem para esta absorver toda a gordura. Polvilhe com a farinha e regue bem com o leite, mexendo sempre.
  4. Tempere com sal, pimenta, e sumo de limão e deixe cozinhar me lume brando até a carne ficar bem soltinha. Polvilhe com salsa picada, e retire do lume e deixe arrefecer.
  5. Polvilhe farinha na bancada e estenda a massa bem fina por cima, com a ajuda do rolo da massa. Distribua o recheio sobre a massa com uma colher de sobremesa.
  6. Dobre a massa sobre este recheio e corte em meia lua para ficar com o formato dos pasteis.
  7. Bata o ovo e pincela os pasteis com este antes de o levar ao forno pré-aquecido a 200ºC.
  8. Retire quando estiverem bem dourados e prontos a servir.

Dicas para ter os melhores pasteis de massa tenra no forno

Para se certificar que os seus pasteis de massa tenra no forno ficam o melhor possível, é importante ter a consistência certa no recheio. Este leva leite e farinha misturados para fazer um pouco de molho, que deve ser grosso e absorvido pela carne.

É também importante pré-aquecer o forno antes de lá colocar os pasteis. A diferença de temperaturas faz com que estes cozinhem mais rápido, e com que haja uma reação química que dá mais cheiro e sabor aos pasteis e a outras comidas.

Note que na receita acima usámos carne picada para o recheio com um pouco de chouriço. Pode substituir a carne por peixe como salmão, ou aproveitar sobras de frango assado, por exemplo, para os seus pasteis de massa tenra no forno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top