alheira

Massa com chouriço: uma deliciosa receita tipicamente portuguesa

Os vários tipos de massa que encontramos no supermercado, tal como os enchidos portugueses, logo há inúmeras combinações que podemos fazer. Massa com chouriço é um exemplo de uma receita tipicamente portuguesa com base nestas cominações.

Normalmente faz-se um refogado com o chouriço para soltar alguma gordura, e por cima ou se faz um molho de tomate ou um molho à base de natas para dar mais sabor ao prato final. Há, no entanto, quem goste de comer este prato sem qualquer molho e apenas aproveitar a massa com chouriço.

Por outro lado, há quem goste de não só acrescentar molho como também acrescentar outras carnes, como carne picada, salsichas, bacon, ou até frango cozido ou assado desfiado. Abaixo deixamos a receita base que pode alterar como quiser, tal como fizemos com a massa com alheira gratinada.

Como fazer massa com chouriço

Nesta receita vamos fazer massa com chouriço com natas, mas saiba que para fazer com molho de tomate apenas precisa de acrescentar alguns tomates maduros ao refogado e remover as natas da receita.

Ingredientes necessários:

  • 400g massa à escolha
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 200g chouriço
  • 1 folha de louro
  • 1 pacote de natas
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir todos os ingredientes para fazer a sua massa com chouriço.
  2. Pique a cebola, esmague os dentes de alho e corte o chouriço em pequenos cubos ou rodelas.
  3. Leve a massa a cozer em água a ferver de acordo com o tempo indicado no pacote. Tempere a água com sal e um pouco de azeite.
  4. Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e deixe aquecer.
  5. Junte o chouriço cortado às rodelas e a folha de louro, e refogue até soltar alguma gordura. Junte a cebola picada e mexa bem.
  6. Quando a cebola alourar junte os dentes de alho e mexa bem. Refogue uns minutos e junte o pacote de natas para fazer o seu molho.
  7. Quando o molho estiver a gosto tempere com sal e pimenta e junte a massa cozida.
  8. Envolva a massa no molho e sirva decorado com rodelas de chouriço.

A receita acima parece bastante simples mas é feita assim de modo a que possa acrescentar outros ingredientes a gosto. Para acrescentar frango, salsichas, ou carne picada certifique-se de que estes já estão cozinhados, e junte-os antes de colocar as natas.

Se aumentar significativamente a quantidade de ingredientes terá de, do mesmo modo, aumentar a quantidade de natas, de chouriço, e de massa que coloca na receita para que as quantidades se mantenham equilibradas.

Pode também acrescentar peixe cozido a esta receita. Com o sabor das natas ou molho de tomate juntamente com o chouriço o sabor do mesmo poderá, no entanto, ser um pouco ofuscado. Para muitos a receita base de massa com chouriço é o ideal.

Massa com chouriço e bacon

Outras versões desta receita pedem ainda um pouco de bacon. A grande diferença que terá de fazer é dividir a quantidade de chouriço para poder acrescentar algum bacon sem ficar demasiado gorduroso.

Para fazer massa com chouriço e bacon precisa apenas de cortar também o bacon em tiras ou em cubos – como preferir – e fazer o refogado inicialmente com o chouriço e o bacon em conjunto para ambos soltarem gordura ao mesmo tempo.

Esta gordura vai dar um saber acrescido à cebola e ao alho, que por sua vez dão mais sabor às natas quando as acrescentar. Pode, de qualquer modo, optar na mesma por juntar tomates amadurecidos cortados em pedaços pequenos. Vai precisar de deixar os tomates cozinharem até ficarem praticamente desfeitos.

Alternativamente, pode juntar à massa com chouriço uma lata de tomate triturado para fazer o molho. Neste caso, junte também um pouco de cenoura ou açúcar para não ficar demasiado ácido. Sirva com rodelas de chouriço e tiras de bacon a decorar.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top