O pudim Mandarim é um daqueles produtos que é já uma instituição, tendo crescido connosco ao longo das últimas décadas. Praticamente presente em todas as dispensas e com uma embalagem super-original, o Mandarim é o pudim flan original, usado igualmente para toda uma série de outras receitas de sobremesas. Naturalmente, com o tempo foram criadas sobremesas com pudim mandarim práticas e deliciosas.
Além de ser muito saboroso, o pudim Mandarim tem ainda a vantagem de ser muito simples e rápido de preparar. É, por isso, um ótimo substituto aos ovos na preparação de bolos ou tortas. Talvez isso ajude a explicar o seu sucesso junto do público português, sendo líder de mercado há mais de quatro décadas.
Originalmente produzido em Espanha, o pudim Mandarim vem em jaquetas, que contêm 500 mililitros de leite meio-gordo, cerca de 3 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de caramelo. As receitas com pudim Mandarim que foram desenvolvidas usam esta composição para o elevar ainda mais.
Leia também: 6 Receitas com leite condensado cozido deliciosas que vão surpreender
Semifrio de pudim Mandarim
Eis uma sobremesa com pudim Mandarim para qualquer altura do ano. Tal como todos os seminários, esta é uma sobremesa gelada que tem como base natas e bolacha.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.
E, além do pudim Mandarim, vai necessitar também de um outro ingrediente que é também um clássico nas cozinhas portuguesas: a típica bolacha Maria.
Vai necessitar de 4 saquetas de pudim, 300 gramas de bolacha Maria ou do mesmo tipo, 1 lata de leite condensado, 150 grama de açúcar, 1 dúzia de folhas de gelatina, 1 litro de leite e, claro, 400 mililitros de natas. É uma receita simples de preparar, até para quem está pouco habituado à cozinha.
Pudim Mandarim com bolacha Maria
Esta sobremesa é uma ótima opção para quem quer variar um pouco a tradicional receita do pudim flan, recorrendo ao outro produto que também faz parte da memória coletiva dos portugueses: a bolacha Maria.
Fácil e rápido de preparar, o Pudim Mandarim com Bolacha Maria é super saboroso e ideal para festas ou almoços de grupo, especialmente porque é uma opção económica.
Para além do Pudim Mandarim, vai necessitar de 200 gramas de bolacha Maria ou equivalente, 200 gramas de açúcar, 750 mililitros de leite e casca de limão para dar sabor. São 30 minutos apenas de preparação e rapidamente fica com uma sobremesa única. Confira a receita e siga os passos do video. Boa sorte!
Queijadas de Mandarim
Esta receita é uma espécie de surpresa que vai apanhar muito boa gente desprevenida. As queijadas de Mandarim são uma versão super rápida e igualmente saborosa deste tradicional doce português à base de queijo (ou requeijão), que utiliza o pudim para poupar dinheiro e ganhar uma consistência diferente e mais interessante.
Para além de 1 jaqueta de pudim Mandarim, vai precisar de 3 ovos, meio litro de leite, 3 colheres de sopa de óleo, cerca de 100 gramas de farinha e 200 gramas de açúcar.
Vai necessitar também de uma misturadora, para bater todos os ingredientes e, claro, as formas de silicone, para preparar as queijadas. Não se esqueça de apenas as desenformar quando já estiverem totalmente frias. Confira o vídeo para as indicações.
Pudim Flan Mandarim
E, para terminar esta lista, a receita do pudim flan clássico, que continua a ser aquela a que associamos imediatamente quando pensamos no Mandarim.
É uma sobremesa muito saborosa e igualmente fácil e rápida de fazer. Não admira, portanto, o seu enorme sucesso junto de miúdos e graúdos ao longo de quatro décadas em Portugal.
Apenas precisa de 2 saquetas de pudim Mandarim, 1 litro de leite (de preferência meio gordo), 7 ovos e 6 colheres de sopa de açúcar. Vai também necessitar de caramelo líquido. São apenas 2’ minutos de preparação, para um resultado de provar e chorar por mais.