alheira

13 receitas com favas que deve experimentar

Há várias receitas com favas na culinária portuguesa que todo o português, pelo menos uma vez na vida, já as deve ter experimentado. Embora sejam muito mais usadas na época da sua colheita, maio e junho, estão disponíveis durante todo o ano, quer congeladas, quer enlatadas.

Apesar de ser um ingrediente muito versátil na cozinha, a maior parte das pessoas limita a sua utilização às receitas mais comuns. A mais usada é, sem dúvida, favas com entrecosto.

De sabor inconfundível, esta leguminosa pode ser ingerida quando ainda é tenra, para a maior parte dos pratos. No entanto, é possível consumir favas depois de secas, pois dão origem a um petisco maravilhoso.

Vamos apresentar várias sugestões de receitas que vão desde entradas, petiscos e pratos principais, quer com carne, quer com peixe. Saímos do tradicional e encontramos combinações que surpreendem mesmo os palatos mais sensíveis.

Creme de favas

É possível encontrar várias receitas com este nome por ser das mais populares receitas com favas. No fundo, todas apresentam uma preparação muito idêntica. O fundamental é que escolha alguns legumes para base e que, entre esses legumes, estejam as favas.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

A proporção deve ser de cerca de um terço de favas em relação aos outros ingredientes. Todos os outros legumes dependem do que já tem no seu frigorífico.

Cebola, nabo, cenoura, couve flor ou outros podem servir para esta receita. Sugerimos que tire a pele das favas para que o creme fique mais aveludado. Depois de servido, adicione um fio de azeite ao creme e decore com um pouco de hortelã.

Sopa de favas

A sopa de favas é uma variação do creme, onde pode encontrar alguns legumes inteiros, incluindo as favas. Em algumas vilas de Portugal é possível degustar sopa de favas com carne de porco, São sopas bem ricas, do ponto de vista nutricional, que constituem, por si só, uma refeição completa.

Favas fritas

Esta é uma forma excelente de comer favas como um petisco. As favas fritas são feitas a partir das favas secas e são ideais para acompanhar uma cerveja fresca, numa tarde de petiscos com os amigos.

Por cá já tínhamos visto como fazer esta receita de forma bem simples.

Pickles de favas

Esta é uma das receitas de favas menos esperadas. Podem ser armazenadas por meses e usam-se, ainda, como complementos de pratos, para dar o toque ácido. Pode usá-los em várias receitas tradicionais portuguesas no futuro e assim aproveita tudo.

Para fazer pickles de favas precisa de água, vinagre, favas, sal, e açúcar, bem como um pouco de alho e outros temperos a gosto. Depois de misturar a água e o vinagre com o açúcar e o sal, precisa de os aquecer para dissolver estes últimos ingredientes. Quando frio, junte às favas e sele bem.

Favas de escabeche

Depois de cozidas, colocam-se as favas numa taça e tempera-se com o escabeche da nossa preferência. O mais tradicional é com cebola, alho, salsa e pimenta, depois regado com azeite e vinagre.

Ficam excelentes para serem guardadas, se bem fechadas, por uma semana no frigorífico. Podem servir de acompanhamento para qualquer prato.

Favas com entrecosto

É impossível falar de receitas de favas e não sugerir esta. Todo o português já se cruzou, em algum momento da sua vida, com ela.

Traz consigo memórias de infância ou de sabores de aldeia. Esta receita sugerida pelo chef Henrique Sá Pessoa simplifica este prato de forma a que possamos fazer em casa, mesmo se não tivermos muitas habilidades culinárias.

Favas com chouriço

Se existe o prato favas com entrecosto, a dica de favas com chouriço também não pode faltar. Esta é outra receita muito comum e tradicional da cozinha portuguesa. Prepara-se como a anterior, substituindo o entrecosto pelo chouriço.

Bacalhau com favas

Esta receita de bacalhau com favas permite uma mistura de sabores de umas favas estufadas com leite e pimentos, que vão servir de cama para uma posta de bacalhau feita no forno. Uma receita fora da caixa e repleta de sabor para os mais aventureiros.

A receita permite ainda, de qualquer modo, juntar enchidos portugueses que combinam tão bem com as favas.

Favas com raia frita

A raia é um peixe muito usado na gastronomia portuguesa. Experimente esta combinação de favas com raia frita. Pode usar as favas de escabeche, numa versão mais fresca do prato ou umas favas salteadas para um dia em que apeteça uma refeição mais quente.

Salada de favas com carne

As favas também podem facilmente ser usadas para fazer uma salada que se acompanha com carne ou peixe. Nesta sugestão de favas com carne temos entremeada, mas tenha em conta que a versatilidade do ingrediente permite usar qualquer outra proteína.

Com esta receita vamos que as favas podem ser usadas em receitas mais apetecíveis durante o inverno, mas também em receitas frescas para o verão.

Legumes salteados com favas acompanhando o atum

Mais uma sugestão que leva em conta os legumes que já existem no frigorífico. É só escolher e saltear. Adicionar um punhado de favas sem pele e envolver bem. Cortar o lombo de atum em cubos de 3 a 4 cm e fritar em azeite bem quente. Temperar tudo a gosto e servir.

Note que na receita acima pode apenas incluir as favas aos outros legumes salteados.

Risoto de favas e mascarpone

Um pouco mais elaborada, esta sugestão tem um toque de tradição, com os seus ingredientes base e um toque de sofisticação, com um risoto perfeito. O risoto de é, provavelmente, um dos risotos menos usados, mas um dos mais ousados.

A mistura com o mascarpone traz sabores bastante diferentes às favas. A técnica do Chef Henrique Sá Pessoa facilita um pouco a elaboração deste prato.

Arroz de favas

Fazer arroz com favas também não é novidade para muitos portugueses, mas se ainda não experimentou esta receita está na altura de descobrir mais um tipo de arroz que não vai querer perder.

A confecção em si é bastante simples: basta preparar o arroz como o faria, por exemplo, para misturar com cenoura. Neste caso, usamos favas.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top