alheira

Como conservar alheiras para que não se estraguem

Cada cêntimo contas em tempos difíceis e uma forma de economizar mais é prevenir que alimentos se estraguem. Assim é importante saber como conservar alheiras e outros enchidos de modo a que se aguentem mais tempo.

Usam-se vários truques para o fazer, mas a verdade é que apenas colocar a alheira, farinheira, chouriço ou morcela no frigorífico significa que dentro de alguns dias pode começar a ver bolor no enchido. A alternativa passa por outros métodos.

Alguns são mais simples e outros mais avançados, mas consegue conservar alheiras durante até alguns meses em sua casa desde que aplique as técnicas certas e previna qualquer tipo de estrago.

Conservar alheiras no frigorífico

Para conservar alheiras no frigorífico durante mais tempo há alguns truques que pode usar. O mais simples mas, acredita-se, menos eficaz é o de colocar o enchido dentro de um tupperware forrado com papel absorvente de cozinha.

O papel absorvente ajuda a retirar qualquer humidade que exista e assim conserva durante mais tempo a alheira ou qualquer outro enchido. É importante usar tupperwares bem secos para evitar introduzir humidade no enchido antes de tempo.

A outra técnica mais tradicional de conservar alheiras no frigorifico passa por untar o enchido em azeite e de seguida embrulhá-lo em papel de alumínio. O azeite ajuda a conservar, mas ao mesmo tempo altera também o sabor da alheira, farinheira, ou qualquer enchido.

O sabor adicional do azeite acaba por não ser mau combinado com a alheira, mas introduz ainda mais gordura a um prato que para algumas pessoas pode já ter gordura a mais, mesmo que seja uma alheira grelhada.

Congelar alheiras

A forma mais fácil, prática e simples de conservar alheiras é ao congelá-las. Basta colocar o enchido dentro de uma embalagem e de seguida no congelador. As alheiras ainda se aguentam congeladas durante pelos menos um ou dois meses, mas quanto mais cedo for consumida melhor.

Congelar alheiras, enchidos ou outros alimentos faz sempre com que estes percam alguma qualidade, especialmente se passar muito tempo. Para cozinhar alheira congelada sem perder demasiado sabor e textura deve ter alguns cuidados, incluindo por exemplo descongelar lentamente e não rápido no microondas.

Conservar a vácuo

Este último método para conservar alheiras acaba por ser um pouco mais dispendioso mas é também o que ajuda a ter o enchido no frigorífico durante mais tempo, pois passa por embalar a vácuo.

Para tal vai precisar de uma máquina de embalar a vácuo, que pode custar entre €30 a €200 dependendo do modelo, bem como de sacos próprios para embalar alimentos deste modo. Apesar do investimento, pode embalar qualquer coisa a vácuo e verificar se compensa de acordo com o uso que vai dar à máquina.

Embalar a vácuo significa essencialmente retirar todo o ar de volta dos alimentos, o que impede o bolor de crescer nestes e assim permite preservá-los durante mais tempo. Se embalar a vácuo e congelar vai conseguir conservar alheiras durante vários meses, ainda que sacrificando qualidade por usar o congelador.

Se usar este método para vários alimentos certifique-se de que usa etiquetas nos sacos para identificar com facilidade os alimentos. É este o método usado para conservar alimentos em restaurantes e hotéis.

Outras receitas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top