alheira

Alheira grelhada: como fazer sem rebentar

A alheira é um enchido típico da culinária portuguesa e fazer alheira grelhada sem rebentar o enchido é difícil para muitos. Neste artigo vamos ver como pode grelhar este e outros enchidos em os rebentar.

Apesar de o mais popular ser comer alheira frita, fazer grelhados é por norma mais saudável pois acaba por incluir menos gordura na receita, e faz com que o produto final tenha um sabor bastante diferente. Existem várias formas de grelhar, mas a mais popular é através do suo de uma grelha – dai a palavra grelhar.

Em alguns casos, ao grelhar apenas se pincela o alimento com um pouco de óleo, azeite ou manteiga derretida para não colar à grelhar: isto é importante especialmente quando a grelha não é antiaderente pois pode destruir o formato do produto.

No caso da alheira grelhada, vamos pincelar o enchido com um pouco de azeite antes de o levar à grelha.

Grelhar alheira sem a rebentar

Saiba como fazer esta receita saudável de alheira grelhada sem ter de acrescentar muita gordura. Acompanhada com legumes, espinafres ou grelos faz uma refeição bem saborosa.

Ingredientes necessários

  • 4 alheiras
  • 6 dentes de alho
  • 2 ovos
  • 1.5 kg de grelos
  • 400g de batatas
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir os ingredientes necessários para esta receita.
  2. Lave bem os grelos e coza-os numa panela com água e sal. Leva as batatas e corte-as ao meio. Coza-as noutra penal com água temperada com sal.
  3. Para a alheira grelhada, espete as alheiras com um garfo e pique-as ao longo do seu comprimento: isto vai impedir que rebentem quando estiverem a grelhar no calor.
  4. Pincele as alheiras com um pouco de azeite. Coloque-as numa frigideira ou grelha com colocar qualquer tipo de gordura nestas.
  5. Deixe grelhar por cerca de 10 minutos por lado, ou até sentir que a alheira está crocante.
  6. Descasque os dentes de alho e pique-os. Refogue o alho numa frigideira com um pouco de azeite, e junte depois os grelos cozidos.
  7. Estrele os ovos numa frigideira com um pouco de azeite.
  8. Sirva as alheiras com ovo por cima, acompanhadas pelos grelos e as batatas.

Notas:

Alternativamente, pode substituir a batata cozida e os grelos por arroz e batata frita, mas a receita ficará um pouco menos saudável.

Se não picar a alheira o mais provável é que a pressão faça com que esta rebente enquanto a está a grelhar.

Para evitar ao máximo que rebente, mesmo depois de as picar certifique-se de que as grelha uma vez< de cada lado. Não tenha o lume demasiado alto para evitar que a alheira queime.

Para fazer alheira grelhada com qualidade vai ter de ter a grelha, frigideira ou chapa bem quente, mas não demasiado ao ponto que não cozinhe o interior do enchido. Precisa de a colocar diretamente no calor para ter a tão desejada reação de Maillard.

Esta é uma reação química que dá mais sabor e melhor cor e odor aos alimentos. A reação foi descrita em 1912 pelo químico Louis-Camille Maillard e ocorre apenas quando há um “choque” entre a temperatura do alimento e do local onde este vai cozinhar.

Caso veja que errou em qualquer passo no processo de grelhar a alheira, o ideal será entar passar o enchido para o forno depois de a grelhar ligeiramente de ambos os lados. No forno consegue controlar melhor a temperatura de confeção do enchido para garantir que fica completamente cozinhado, sem ter de acrescentar gordura extra.

Lembre-se que se deixar a alheira grelhar durante demasiado tempo pode acabar por deixar secar o seu interior, e o resultado final vai inevitavelmente ser uma refeição que precisa de algum tipo de molho para ajudar a digerir, o que vai acrescentar mais calorias à refeição.

Tempo necessário para fazer alheira grelhada

Por norma, precisará de cerca de 20 minutos para grelhar a alheira, sendo que o tempo que decorre depende de vários fatores incluindo se tem a grelha, chapa ou frigideira demasiado quente, se aproveitou a reação de Maillard, do enchido em si, e mais.

Para garantir que consegue grelhar o enchido neste tempo, certifique-se que o enchido está à temperatura ambiente. Caso retire a alheira do frigorífico deixe-a estar cá fora pelo menos uma ou duas horas para a temperatura no seu interior subir.

Se estiver mais fritar no interior, demorará mais tempo a aquecer e cozinhar o seu interior, o que afeta o tempo necessário para grelhar a alheira. Se estiver congelada, aqueça-a dentro de água no lume sem deixar ferver, para a descongelar por inteiro. Depois, deixe-a pendurada umas horas para ficar à temperatura ambiente.

Lembre-se que apenas com a prática chegará à perfeição, logo caso corra mal da primeira ou segunda vez não pode ficar desanimado. Caso prefira uma forma mais fácil de cozinhar alheira, aconselhamos que experimentar fazer alheira no forno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top