alheira

Hambúrguer de alheira: faça este petisco em casa

Um hambúrguer de alheira é uma forma de substituir os tradicionais hambúrgueres de carne de carne picada. Têm mais sabor e acabam por não ser tão gordurosos se forem feitos como deve de ser. O sabor é o deste tão amado enchido português.

Para fazer este hambúrguer com alheira vai precisar apenas de trabalhar um pouco a alheira em si e de usar ingredientes que o mais provável é já tem casa de qualquer maneira. A vantagem deste tipo de hambúrguer é também a variedade e as possíveis combinações que permite.

Ao trabalhar a alheira para fazer o seu hambúrguer pode juntar-lhe alguns típicos acompanhamentos para a alheira, como grelos, espinafres ou broa. Com este último, terá de colocar um pouco mais de ovo dependendo das quantidades.

Como fazer hambúrguer de alheira

Nesta receita vamos fazer um hambúrguer de alheira básico: sem acrescentar acompanhamentos ou outros ingredientes. Note que pode usar grelos ou espinafres ao servir o seu hambúrguer no pão ou no prato.

Ingredientes necessários:

  • 2 alheiras
  • 1 gema de ovo
  • 2 colheres de sopa de coentros
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por retirar a pele às alheiras e esmagar o seu conteúdo. Deite-o numa tigela, e junte a gema de ovo e os coentros picados.
  2. Envolva muito bem até ficar com uma massa homogénea.
  3. Divida a massa em bolas, e depois achate-as, ficando com o formato de um hambúrguer.
  4. Coloque numa frigideira antiaderente um fio de azeite e deixe-o aquecer. Junte os hambúrgueres e deixe fritar durante um pouco de tempo de ambos os lados.
  5. Sirva no pão ou no prato. Acompanhe com maionese e um pouco de maçã fatiada.

Note que o hambúrguer de alheira não deverá ficar demasiado grosso depois de formar a bola e a achatar, senão acabará por demorar demasiado a cozinha e pode ficar um pouco seco. O ideal será um hambúrguer fino que cozinhe rapidamente de ambos os lados.

Apesar de ser um hambúrguer feito com um enchido, pode ainda acompanhá-lo com uma fatia de bacon e queijo por cima, seja servido no pão ou no prato, para o tornar ainda mais saboroso. Com ovo estrelado por cima também faz uma boa combinação.

A alheira em si já está temperada pois alguns dos seus ingredientes incluem alho, ervas e colorau, mas pode de qualquer modo acrescentar outros temperos ao hambúrguer para que fique ainda mais saboroso.

Um condimento que pode usar ao fazer o seu hambúrguer ou que pode apenas colocar quando este estiver na frigideira é a cebola em pó, que certamente vai dar um pouco mais de sabor ao resultado final.

Hambúrguer de alheira no forno

Caso prefira pode ainda fazer o seu hambúrguer de alheira no forno, mas neste caso deverá regá-lo com um pouco de azeite para não ficar demasiado seco. O ideal será cozinhá-lo a uma temperatura de cerca de 180ºC, com papel vegetal por baixo.

Apesar de não aconselharmos optar pelo forno para esta receita, se assim o quiser fazer saiba que o hambúrguer deve demorar cerca de 15 a 25 minutos a ficar pronto, dependendo do tamanho e da grossura do mesmo.

Alternativamente, pode optar por fazer alheira assada no forno. O resultado fica delicioso de qualquer modo e acaba por dar um pouco menos de trabalho pois não tem de trabalhar o enchido demasiado antes de o cozinhar.

Acompanhe o seu hambúrguer de alheira com batata frita, espinafres, ou puré de batata doce. Pode servir com broa, previamente tostada para dar uma melhor textura ao prato. Uma salada simples de alface e tomate também combina bem com este petisco.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top