alheira
feijao branco

Arroz de feijão branco: receita e dicas para ficar perfeito

O feijão branco é dos enlatados que mais parte do seu valor nutritivo mantem mesmo depois de todo o processo por que passa, e arroz de feijão branco é assim não só delicioso como também nutritivo.

Este feijão, claro está, não está carregado de vitaminas e outros nutrientes mas tem ainda alguma fibra e proteína úteis em qualquer dieta. O seu sabor combina bem com o do arroz, e ambos juntos ficam quase que perfeitos quando acompanhados de um prato de peixe ou marisco.

O feijão branco tanto pode ser comprado ainda por hidratar ou já cozido e enlatado – e é este segundo que vamos usar na nossa receita. Feijões enlatados mantêm-se frescos por mais tempo, mas se preferir comprar feijão por hidratar evite sacos descolorados, pois pode implicar que já perderam qualidade.

Arroz de feijão branco

A receita de arroz de feijão branco que se segue é apenas uma receita base do arroz em si. Para melhor proveito aconselhamos a acompanhar com marisco ou com peixe pois têm ambos sabores mais suaves.

Ingredientes necessários:

  • 1 lata pequena de feijão branco cozido
  • 1 chávena de arroz
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 tomate
  • 1 cenoura
  • Salsa a gosto
  • Azeite e água q.b.
  • Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

  1. Reúna todos os ingredientes para fazer o seu arroz de feijão branco.
  2. Corte o tomate em cubinhos, rale a cenoura, e pique tanto a cebola como os dentes de alho.
  3. Leve ao lume um tacho com a cebola, a cenoura, e os dentes de alho. Deixe a cebola alourar e acrescente de seguida os cubinhos de tomate e a salsa picada.
  4. Deixe refogar uns minutos e acrescente o arroz. Mexa bem até que o arroz incorpore os outros ingredientes, e junte água quente suficiente para cozer o arroz. Por norma, duas medidas de água servem para uma de arroz, mas se quiser um arroz com mais molho aumenta a medida.
  5. Junte o feijão branco, e tempere com sal e pimenta.
  6. Deixe cozer e sirva decorado com algumas folhas de salsa.

Como viu esta é uma receita base de arroz de feijão branco. Para usar feijão por hidratar precisa naturalmente de o hidratar antes, para depois o poder cozer. Um bom truque é cozer o feijão na panela de pressão para o cozimento ser mais rápido.

Consegue obter ainda mais sabor na sua receita se em vez de usar água usar um caldo específico. Pode usar caldo em cubos, mas opte por um caldo com um sabor que combine com o acompanhamento: caldo de carne para carne, ou de peixe ou de marisco, para peixe ou marisco respetivamente.

Outras receitas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top