alheira

11 Ideias de entradas rápidas a não perder

O início de uma refeição é o convite perfeito para um bom convívio, e algumas entradas rápidas podem fazer com que este início se torne muito mais fácil. Nem sempre damos atenção às entradas, logo convém servir algo rápido de se fazer.

Neste artigo focamos-nos em sugestões de entradas rápidas. Algumas podem ser feitas com o que já tem no frigorífico, outras poderá ter que ir comprar algum ingrediente.

Algumas sugestões são ideais para preparar antes e na hora apenas tem que servir. Adapte cada uma à sua realidade e gosto pessoal.

Azeitonas temperadas

As azeitonas temperadas são um clássico português e uma das mais deliciosas entradas rápidas. Simplifique o processo: coloque as ervas aromáticas todas dentro do saco onde elas estão, adicione um pouco de azeite e sumo de limão e envolva.

Reserve no frigorífico até à hora de servir. Dê preferência a uma mistura de azeitonas para haver uma maior variedade de cores na mesa. Seguidas por umas bifanas tenras deliciam qualquer um.

Impressione os seus convidados e família com os melhores eBooks de receitas deliciosas.

Tapenade

Ter torradinhas em casa é sempre importante, pois não se sabe quando vão ser precisas umas entradas rápidas. Claro que pode fazer as torradas com o pão que tem em casa de véspera, mas a nossa sugestão é que foque no complemento que pode colocar em cima das torradas.

O tapenade, uma mistura incrível, ou patê, tudo vai depender do quanto tritura, feita a partir de azeitonas, é sempre uma opção prática para fazer, rápida e que dá um toque de sofisticação à sua mesa.

Varie o tipo de ervas que adiciona para poder brincar com os sabores e criar experiências gastronómicas interessantes.

Sopa de gaspacho

Às vezes uma bela entrada é sinónimo de uma sopa ou um creme. Esta nossa sugestão é bem conhecida em Portugal e pode ser usada para começar uma refeição, servindo de sopa fria, ou para acompanhar algum prato mais tradicional.

Esta versão apresentada, onde todos os ingredientes são transformados num creme, é ideal para servir como entrada. É muito rápida para fazer, pois basta juntar todos os ingredientes e triturar.

Uma excelente alternativa, para quando o tempo está mais fresco é pegar no creme já triturado e levar numa panela ao lume até ficar cozido. É uma alternativa quente e reconfortante.

Pode adicionar, em ambos os casos, uns croutons temperados com alho e ervas aromáticas para dar uma leve crocância ao preparado. Coloque os croutons apenas na mesa, para não ficarem moles.

Ameijoas à bulhão pato

Esta entrada é o mais tradicional possível Apesar de parecer algo muito elaborado, pode fazer em casa, seguindo os passos do vídeo que vai dar certo. Deixe as ameijoas previamente na água, para retirar toda a areia.

A entrada pode ser feita apenas quase na hora de servir. Tendo em conta que é uma receita rápida, ninguém vai ficar aborrecido por estar à espera e todos apreciam o prato ainda quente. Pode também optar por cadelinhas à bulhão pato.

Patê de atum

Este patê é rápido para fazer e pode ser servido com as tostas ou pão que tem em casa. É bem agradável e tanto pode preparar na hora, como já deixar pronto no frigorífico.

Pode sempre fazer algumas variações deste paté com novos ingredientes como delícias do mar, por exemplo. Para um toque fresco, principalmente se o prato principal for de peixe, coloque salmão fumado bem picadinho.

Para refeições mais densas, com carnes, escolha fazer já uma antecipação do que será degustado como prato principal. Corte bacon em tiras bem fininhas e toste na frigideira para ficar crocante. Depois adicione ao paté e envolva delicadamente.

Tábua de frios

A melhor forma de despachar entradas é pegar em pelo menos 3 tipos de queijos e 3 tipos de enchidos, umas frutas frescas, como uvas, figos, ou framboesas e numa tábua e dispor tudo de forma harmoniosa.

Quer fazer de forma rápida: compre presunto fatiado, salame fatiado e outra carne fria a gosto também fatiado. Assim é só desembalar e montar a tábua. Em relação aos queijos um amanteigado, um mais suave e um mais denso e tem tudo para colocar uma tábua de frios maravilhosa.

Uma tábua completa combina, na perfeição, a textura, a intensidade e o sabor de todos os ingredientes que a compõem. Uma coisa é certa: não há como errar.

Cocktail de camarão

Para uma entrada rápida mais sofisticada, onde pretende apresentar algo bem saboroso e ao mesmo tempo, sem perder muito tempo, experimente esta sugestão do chef Henrique Sá Pessoa.

Se quer fazer de forma mais rápida, prepare as tostas com antecedência ou use as de compra. As texturas e o sabor são complementares e indicados até para os palatos mais exigentes.

Pão de alho com queijo

Pão de alho com queijo é delicioso e apesar de parecer complexo, é das entradas rápidas mais simples que pode fazer. Ligue o forno e só depois comece a preparar tudo, não demora mais que 5 minutos a estar feito.

Esta entrada é daquelas que sai do forno e vai logo para a mesa. O queijo derretido fica muito melhor quando servido ainda quente e para o ter basta colocar queijo antes de levar ao forno.

Trio de bruschetta

Esta sugestão é para uma refeição mais caprichada. Apesar de terem todas a mesma base, são 3 variedades de bruschetta simples e cada uma mais saborosa que a outra.

Acompanhe com um vinho seco e aromático para dar um toque ainda mais sofisticado ao momento.

Nem tudo tem a ver com receitas complicadas ou com ingredientes fora da caixa. Umas simples bruschettas com uma apresentação cuidada e um toque de requinte fazem maravilhas numa refeição que nada tem de frugal.

Bolinhas de creme de queijo

Quer sair do conforto e da tradição e mesmo assim apresentar uma entrada rápida e, ao mesmo tempo, bem saborosa? Então esta sugestão é a melhor para o momento.

Ela traz a frescura de um creme de queijo com a intensidade dos outros sabores e a crocância de um bacon frito. Com a mesma receita, pode apresentar diferentes versões de acabamento que tornam o prato mais bonito e apetitoso.

Mini pizzas

A receita apresentada tem o passo-a-passo para fazer a massa, mas o objetivo é ser prático e rápido, então a nossa dica é: compre a massa feita.

Com a massa já preparada, só precisa estendê-la, cortar no tamanho desejado e rechear a gosto.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top