alheira

10 Receitas com massa que agradam a todos os paladares

A culinária é uma arte que transcende fronteiras culturais e geográficas. Tomemos, por exemplo, a massa, uma das imagens de marca da cozinha italiana que, atualmente, está presente em todo o mundo com centenas de receitas de massas disponíveis um pouco por todo o lado.

É fácil de entender porquê. Afinal de contas, esta é simples e rápida de preparar, muito versátil e, claro, extremamente saborosa. Há um ditado em Itália que diz que existem 365 receitas de massas, uma por cada dia do ano.

A massa tem mesmo inúmeras variações de ingredientes, molhos e técnicas de preparação – uma infinidade de sabores e texturas para satisfazer até os paladares exigentes.

Seja como protagonista ou como acompanhamento, as massas são apreciadas há muito tempo, com origens que remontam aos tempos mais antigos, a massa foi sendo aperfeiçoada ao longo de gerações, criando uma das mais ricas tradições gastronómicas do mundo. Algumas das melhores receitas de massa são ainda hoje apreciadas.  

Massa Carbonara

A massa carbonara tem uma enorme popularidade junto do grande público. Afinal de contas, é extremamente saborosa e quase um prato obrigatório em qualquer restaurante italiano. Apesar de não haver certeza sobre a sua origem, pensa-se que esta surgiu na região de Roma e Lázio, mas há ainda ligação à liberação da capital italiana pelos aliados na segunda grande guerra.

Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos.

Existem diferentes variações, mas a massa. Carbonara original é preparada apenas com ovos, queijo parmesão, bacon, pimenta preta e depois azeite e manteiga. Ao contrário do que muitos pensam, as natas não fazem parte da receita original da Carbonara.

É um prato com molho e que tem a particularidade dos ovos serem adicionados crus, acabando por serem cozinhados apenas com o calor da massa.

Gnocchi à Piemontese

O gnoccho (que também pode ser transliterado à portuguesa como “nhoque” ou “inhoque”) é uma variação italiana de massa preparada a partir da batata. É uma variação italiana dos dumplings, preparado com farinha, ovo, sal e, claro, batata.

E o gnoccho (gnocchi no plural) é a base para um sem-número de receitas de massa em Itália, das quais destacamos esta: o Gnocchi à Piemontese.

O Piemonte é uma região do norte de Itália, onde nasceu inclusive o piemontês, um dialecto local de origem românica, extremamente importante na cultura local. N

a sua versão do gnocchi, destaca-se o molho, feito a partir de queijo Fontina e conhaque, o que lhe dá um paladar forte e particular. O molho fica com uma espécie de textura parecida com o fondue e, devido ao tomate, com uma coloração rosada.

Lasanha

A seguir à pizza, a lasanha será, provavelmente, a mais popular e conhecida receita italiana em todo o mundo. Além de ser super-saborosa, faz já parte da cultura popular e da memória coletiva, graças a filmes ou bandas-desenhadas. Quem não se lembra do famoso gato Garfield e do seu prato favorito? Por isso, quando se fala de receitas de massas, é impossível ignorar durante muito tempo a lasanha.

A lasanha é um prato de massa, formado por camadas, divididas na vertical por placas de massa muito finas e largas, que são entremeadas com queijo, molho, e carne picada com vegetais, indo depois ao forno. A origem do termo lasanha deriva da palavra grega “lasanon” e que significa “pote de quatro”, tendo entrado no latim por via dos romanos para designar “pote de cozinhar”.

Se quisermos indicar com precisão, lasanha não significa a receita em si, mas o prato onde esta é confecionada. O que pouca gente sabe é que, já no século XIV, existia uma receita muito parecida em Inglaterra: o loseyns (lê-se como “lasan”…) era preparado recorrentemente na corte do rei Ricardo II.

Linguini com molho pesto

Tão vasto quanto o número de receitas de massa em Itália, são os próprios tipos de massa. O linguini (ou, transliterado para português, o linguine) é uma massa fina e achatada, que tem origem na zona de Génova – a Ligúria. É, portanto, uma espécie de esparguete, mas achatado. Daí que o seu nome signifique, no original italiano, “pequenas línguas”.

O Linguini com molho pesto é uma receita típica dessa mesma região e que, como o próprio nome indica, cruza a massa linguini com o pesto. Este é um molho verde, também típico da Ligúria, composto à base de manjericão e queijo parmesão moídos e misturados com azeite e pimenta preta. É um dos molhos mais especiais da culinária italiana e, devido à textura do linguini, o preferido dos italianos para preparar com este tipo de massa.

Macarrão com queijo e bacon no forno

O macarrão é um tipo de massa muito popular em todo o mundo e adaptado para várias gastronomias locais. Inclusive na portuguesa, que utiliza o macarrão para vários pratos típicos. O macarrão é caracterizado por ser uma massa em formato de tubo, relativamente curto e direito. Já no Brasil, o termo macarrão é usado para se referir a todo o tipo de massa, incluindo a massa de letras.

Diz a lenda que o macarrão chegou a Itália pela mão do navegador Marco Polo, que o havia trazido da China no século XIII. No entanto, esse é hoje um mito urbano, já que está mais que provado que a massa já era conhecida na Europa muito antes disso.

Por ser uma massa muito versátil e simples de preparar, o macarrão tem dezenas e dezenas de utilizações, sendo também conhecida como “comida de estudante”, por ser barata e rápida de confecionar. Isso não significa que não permita também preparar receitas absolutamente deliciosas. É o caso deste prato de macarrão com queijo e bacon, que depois vai ao forno para ficar bem crocante.

Esparguete com molho Pomodoro

Haverá massa mais popular que o esparguete? Comprida e fina, o esparguete é o rei da massa em Itália e a sua preparação é quase uma religião. É uma regra tácita que não se pode partir o esparguete em pedaços e existem mil e uma teorias de como se preparar esta massa.

O que não deixa de ser curioso, tendo em conta que uma das principais razões da sua popularidade é precisamente o ser tão fácil de cozinhar: basta colocar simplesmente em água a ferver.

O esparguete com molho Pomodoro é uma das variações favoritas com esta massa. Pomodoro significa tomate na língua italiana, o que quer dizer que esta é uma simples receita de esparguete com molho de tomate. Mas não é tão simples assim. Para ficar no ponto, a massa tem que ser fresca e envolvida na polpa de tomate com manjericão e orégãos, polvilhada com lascas de queijo Padano.

Salada fria de fusilli

Também há receitas de massas que são servidas frias e agradam sempre a quem quer uma refeição leve e saudável. O fusilli é um tipo de massa caracterizado por ter a forma de uma espiral, que é ideal para a confeção de saladas, daí esta sugestão, que é uma receita extremamente simples, muito rápida de preparar e igualmente deliciosa. Uma opção saudável para quem está com pouco tempo para cozinhar, por exemplo, ou para levar em viagem na marmita.

A vantagem desta salada é que pode adicionar o que preferir, já que é altamente versátil e flexível. Para uma versão mais saudável, pode utilizar apenas legumes. Para um toque especial, adicione o famoso queijo grego feta. E, para paladares mais exigentes, misture com atum, diretamente da lata, por exemplo. As opções são quase infinitas e é quase impossível correr mal.

Massa com chouriço

A massa com chouriço é uma receita tipicamente portuguesa que usa o melhor dos enchidos nacionais e junta-os a um molho de tomate ou molho à base de natas para dar um sabor incrível à massa, normalmente o esparguete.

Pode ser também feita com carne picadas, salsichas, ou frango desfiado pois a receita base permite aproveitar vários tipos de sobras e dar-lhes um sabor incrível de qualquer modo. É uma receita que não se vai arrepender de experimentar.

Penne com molho de tomate

O penne é um tipo de massa em forma de canudo, mais ou menos como o macarrão, mas ligeiramente mais longa e com uma consistência e textura diferente. E, tal como esse, permite um sem número de confeções diferentes.

O “penne al pomodoro” é então a forma clássica de preparar a massa penne. Simples, fácil e rápido de preparar, é um prato para o verão, por ser ligeiro. Além disso, é uma daquelas receitas acessíveis a qualquer pessoa, até mesmo a quem não está habituado a passar muito tempo na cozinha.

Massa com alheira gratinada no forno

Como não podia deixar de ser, temos ainda a massa com alheira gratinada no forno. Esta massa tira partido da alheira portuguesa e do seu excelente sabor, e leva ainda molho bechamel para unir tudo e tornar a massa ainda mais saborosa.

Como a massa é gratinada esta vai ao forno com queijo por cima, com o objetivo de o derreter e criar uma camada deliciosa por cima da receita.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

back to top